Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 9 de março de 2022

Sou pai e mãe dessas crianças

Esta história contém:

Sou pai e mãe dessas crianças

Vídeo

Vamos supor que é três processos que a menina moça passa, primeiro quando ela menstrua a primeira vez. Hoje em dia a gente chama menstruação, mas eles lá não falavam assim, até porque não vinha todo aquele sangue, vinha apenas uma quantidadezinha marrom, aquilo ali era a menstruação da menina moça... quando vinha com sangue eles não consideravam que a menina era moça, na época. Dali a pessoa se pintava, passava 10 dias dentro do quarto, não podia sair. Aí quando completasse 10 dias, ela sai cedinho pra tomar banho com folha de batata... a gente esfregava com todo cuidado, passando alho debaixo dos pés, mastruz, essas coisas.

Aí vinha o segundo processo que é chamado mandiocaba... eles fazem pequenas pinturas no corpo só daqui pra cima... se inicia no sábado e termina domingo pela tarde. E o terceiro processo que é o último, o moqueado... esse que marcou, deu bastante menina na brincadeira e teve muitos anciãos lá. É uma brincadeira que a gente deve levar a sério, porque é o último processo. Os anciões pedem pra que a gente não fique conversando muito na hora que a gente tá participando, não deve se olhar muito para o outro, sem se coçando, coçando o olho.

No moqueado eles matavam primeiro as caças na mata e lá eles moqueavam... onde eles fazem um jirau, botam o fogo embaixo e assam só na quentura, a carne fica bem pretinha e por dentro fica bem vermelhinha. Daí vinham pra aldeia, pintavam a menina... começava dia de sábado e terminava dia de domingo pela tarde. Daquela caça também eles faziam o angú... a menina moça entregava pros anciãos numa peneira.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.