Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Fabiana Fonseca Lara Velloso, 17 de fevereiro de 2025

Sou grata pelas minhas memórias

Esta história contém:

Sou grata pelas minhas memórias

Sou Fabiana,nasci em São Paulo. Meu pai veio da cidade de Sumé, interior da Paraiba aos 18 anos para ter uma vida melhor do que as condições que ele tinha na época. Pegou um caminhão que era chamado de pau de arara. Levou 15 dias para chegar em São Paulo. Ele já tinha emprego e moradia confirmados e, por isso, meus avós o deixaram sair de casa. Era o ano de 1968.

Ele ficou noivo da minha mãe por carta. Os dois são primos legítimos. Um costume bastante comum na época e na cidade onde moravam.

Em julho de 1973, os dois se casam e eu nasci em agosto de 1975. Minha vinda era desejada e foi comemorada em um jantar com direito a vinho.

Meu pai trabalhou como porteiro, sonoplasta, cumim em restaurante de grande fama como o Dinho\'s e a rede de restaurantes Rubayat.

Ele trabalhou certa de 22 anos na Alameda Santos, 86 onde passou a maior parte da vida dele. Comprou a sua casa própria, dois terrenos e pode dar um conforto para sua família e pais quando eles precisaram.

Sou professora na área de linguagens e agradeço por ter nascido na cidade de São Paulo e ter tudo o que foi necessário para a aquisição da minha cultura.

Também tenho muito respeito e sou agradecida pelo esforço do meu pai em oferecer o que pode para que eu chegasse onde estou.

Palavras-chave: cordel

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.