Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 8 de maio de 2014

Sobrevivendo às adversidades

Esta história contém:

Sobrevivendo às adversidades

Vídeo

Meu nome é Álvaro Rodrigues Monteiro de Melo. Nasci em 14 de dezembro de 1992, em São Paulo. Meu pai é de Pernambuco, Recife, José Aniz Monteiro de Melo. O nome da minha mãe verdadeira, eu só sei que o nome dela é Roseli, já o nome todo eu não sei não, porque eu sou criado por outra família e o nome da minha mãe que me criou é Damiana Maria Bezerra da Silva. Eu tenho hidrocefalia. Quando eu era pequeno, minha mãe biológica não só me abandonou, ela abandonou minhas duas irmãs também, minhas irmãs foram criadas por outra família e eu também fui, meu pai nessa época ele tava trabalhando em Pernambuco, e ele voltou pra poder cuidar de mim. E quando ele soube que a minha mãe tinha me abandonado assim que eu saí da barriga dela, que acho que ela tinha umas dificuldades, algum tipo de problema. Hoje eu vejo ela, mas eu não tenho mágoa dela, não tenho rancor, não tenho raiva, não tenho nada. O que é mais importante na minha vida é meu pai foi uma grande participação na minha vida. Essa minha mãe verdadeira, ela é de Pernambuco. Quem nasceu primeiro foram minhas duas irmãs: a Cintia e a Camila, depois nasceu eu. Ela abandonou os três. As minhas duas irmãs foram criadas por outra família. O nome da mãe delas é Zefinha. Eu fui criado por outra família, por outra mãe, que eu tenho um irmão – é o filho dela, o nome dele é Elison José Bezerra da Silva. Eu moro com ela até hoje. Ela me ensinou a andar. Ela tem bronquite, ela me levava pro Mandaqui a pé. Ela me carregava aqui, minha cabeça era muito pesada, muito grande, muito grande, maior que uma melancia, o médico falou. Pra mim poder sobreviver, que quando eu tinha um mês de idade, o médico disse pro meu pai que eu ia morrer. A única solução pra mim não morrer, eu tinha que colocar uma válvula. E eu considero assim, e graças a Deus minha mãe fez eu dar 50 voltas, pra lá e pra cá, pra mim aprender a andar sozinho. Antigamente morava num barraco em...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Álvaro, você pode falar seu nome completo?

R – Álvaro Rodrigues Monteiro de Melo.

P/1 – Qual a data do seu nascimento?

R – Dia 14 de dezembro de 1992.

P/1 – Em que cidade?

R – São Paulo.

P/1 – Seus pais são de São Paulo?

R – São.

P/1 – Seu pai e sua mãe?

R – Meu pai é de Pernambuco, Recife.

P/1 – Como que é o nome dele?

R – José Aniz Monteiro de Melo.

P/1 – E a sua mãe?

R – O nome da minha mãe verdadeira, eu só sei que o nome dela é Roseli, já o nome todo eu não sei não, porque eu sou criado por outra família e o nome da minha mãe que me criou é Damiana Maria Bezerra da Silva.

P/1 – Por que é que sua mãe não te criou?

R – Olha, eu tenho hidrocefalia. Quando eu era pequeno, ela não só me abandonou, ela abandonou minhas duas irmãs também e aí quando a minha irmã foi criada por outra família e eu também fui, meu pai nessa época ele tava trabalhando em Pernambuco, e aí ele voltou pra poder cuidar de mim. E aí quando ele soube que a minha mãe tinha me abandonado assim que eu saí da barriga dela, que acho que ela tinha umas dificuldades, algum tipo de problema, e aí ela não cuidou. Decidiu me abandonar e eu acho o seguinte. Que graças a Deus hoje eu vejo ela, mas eu não tenho mágoa dela, não tenho rancor, não tenho raiva, não tenho nada. Só o que eu entrego bastante, primeiramente a Deus, é de eu estar vivo, estar estudando, feliz. É o que é mais importante na minha vida é meu pai foi uma grande participação na minha vida.

P/1 – Aí ele mudou. Mas sua mãe e seu pai moravam em Pernambuco, quando você nasceu?

R – É, aí...

P/1 – A sua mãe é de São Paulo e morava em Pernambuco?

R – Não, essa minha mãe verdadeira, ela é de Pernambuco. Aí ela acabou me deixando, aí meu pai desistiu de trabalhar.

P/1 – Mas sabe não sabe por que é que ela deixou vocês?

R – Eu não sei por que agora ela diz que tinha um problema, né, e aí que tipo ela, diz...

Continuar leitura

Título: Sobrevivendo às adversidades

Data: 8 de maio de 2014

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios