Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 19 de março de 2021

Sobre bicicletas e lambretas

Esta história contém:

Sobre bicicletas e lambretas

Vídeo

Meu nome é Sandra Brandani Picinato. Eu nasci em 9 de dezembro de 1960, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. O nome do meu pai é Silvio Brandani, e minha mãe é Sofia Neri Brandani, ambos falecidos. A origem da minha família é italiana. Os meus bisavós vieram de navio para o Brasil, vieram no porão como era comum. E aqui eles começaram a vida, vieram pra cá no momento em que havia o café e tudo mais por Ribeirão Preto. A família foi se desenvolvendo toda aqui na cidade, e quando eu nasci, em 1960, nós já morávamos na Rua Ceará.

O meu pai consertava geladeiras para os poucos bares, e a minha mãe sempre foi do lar. Mas em 1958 ele ficou com uma jornada dupla: ele fabricava peças de vespa e de lambreta, e durante a noite consertava as geladeiras que iam pros bares, pros restaurantes. E o meu tio ficava no desenvolvimento das peças da lambreta. E essa dupla jornada acontecia porque ele já tinha cinco filhos da parte dele mesmo, e aí ele resolveu criar mais cinco primos nossos - a irmã dele fazia feiras fora de Ribeirão Preto, e ele foi dando essa criação pras crianças dela.

A Vila Tibério é um bairro muito antigo, acho que é o segundo bairro, ou terceiro de Ribeirão Preto. É onde nasceu a sede do Botafogo Futebol Clube, que é o Pantera. E foi lá também que a USP foi se desenvolvendo, próximo da Vila Tibério. Lá meus pais acabaram se mudando pra uma casa maior, pra onde veio todo esse pessoal pra poder criar dez crianças. E um quarteirão abaixo, meu pai tinha um barracão onde ele consertava as geladeiras.

Na verdade, na hora de decidir o que eu ia fazer, eu queria Artes Plásticas, mas quando fui fazer a inscrição, acabei colocando Administração Hospitalar. E meu pai disse assim: “Não entendo você. Todo mundo aqui é na área comercial e industrial. Qual é o hospital que você vai administrar, que nós não temos médico na família?”. No segundo ano, eu mudei pra...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020 e 2021

HV História de Vida 035

Sandra Brandani Picinato

Entrevistadores: Cláudia Leonor e Luís Paulo Domingues

Hojé é 19 de março de 2021

Transcrita por Selma Paiva

P/1- Então vamos lá. Sandra, pra começar, eu gostaria que você dissesse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R- Meu nome completo é Sandra Brandani Picinato. Eu nasci em nove de dezembro de 1960, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

P/2- Ah, egal. E qual o nome do seu pai e da sua mãe?

R- O nome do meu pai Silvio Brandani, já falecido. Sofia Neri Brandani, também já falecida.

P/1- E os seus avós, você teve contato com eles? Qual que é o nome deles, também? E se você conheceu, teve contato com eles.

R- É… Giusepe Brandani, que eu não conheci, que era o pai do meu pai. Anunciata Brandani, essa eu convivi durante vinte anos. Os avós maternos, não conheci nenhum, que era o Justino Neri e a Maria Neri, que eu não cheguei a conhecê-los. E é esse momento que eu tenho aí dos avós, que teve uma participação muito pouco na minha vida.

P/1- E você sabe por que eles vieram morar em Ribeirão? Ou eles já eram daqui? Ou são imigrantes? Qual que é a origem da sua família?

R- A origem da minha família é italiana. É… E eles vieram, os meus bisavós vieram de navio para o Brasil, né, que eles vinham no porão, realmente, trabalhando. E aqui eles começaram a vida. E depois, no momento que havia o café, tudo mais por Ribeirão Preto, eles vieram pra cá. E a família foi se desenvolvendo toda aqui em Ribeirão Preto.

P/1- Ah, legal. E o seu pai e a sua mãe, o que eles faziam profissionalmente?

R- O meu pai ele consertava geladeiras para... eram poucos bares, mas o pouco que tinha, tinha poucos profissionais na área de conserto de geladeira. Então, ele fez um curso grande em São Paulo. E veio para o interior, pra poder fazer esses serviços. E a minha mãe sempre foi do...

Continuar leitura

Título: Sobre bicicletas e lambretas

Data: 19 de março de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Pesquisador: Daiana da Costa Terra
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios