Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Masaru Dodo
Por: Viviane Cristina dos Santos, 10 de março de 2017

Seu Dodo: um japonês na Penha, um brasileiro no Japão

Esta história contém:

Seu Dodo: um japonês na Penha, um brasileiro no Japão

Vídeo

O senhor Masaru Dodo é frequentador assíduo dos clubes de vôlei e de caminhada no Sesc Itaquera, além de participar com o pandeiro na Bateria da Melhor Idade, projeto da Prefeitura de São Paulo e de oficineiros da Escola de Samba Vai Vai. Nesta entrevista ele foi revelando dados de sua dupla identidade: brasileiro lá no Japão e japonês aqui no Brasil. Estas duas identidades são tão coladas uma na outra que às vezes o próprio senhor Dodo se corrige “Aí o moço disse de mim: este aí é japonês, não, quer dizer, o brasileiro, né?”.

O senhor Dodo nasceu em Bastos no interior de São Paulo, e é o irmão mais velho de uma família de quatro irmãos nascidos em “escadinha”. Seu pai e sua mãe se conheceram e se casaram por miai, uma prática de casamentos arranjados por intermédio de um pagamento em dinheiro. Esta prática sobrevive aos tempos da internet e fica a sugestão de uma busca rápida no Google: Miai Brasil. Sua infância em Bastos, uma colônia de imigrantes japoneses, foi um vínculo com o Japão que é o país de onde vieram seus pais e avós. Ali aprendeu um pouco de japonês, que foi sendo esquecido, junto com outras tantas memórias de uma primeira infância, a partir da sua vinda para São Paulo.

Já na Penha, a sociabilidade dele passou a ser maior com brasileiros de outras origens que também viviam naquela região da Zona Leste: imigrantes nordestinos, italianos e portugueses. E como gosta muito de conversar, este senhor foi logo aprendendo coisas novas com estes grupos. Estudou e trabalhou pela Zona Leste, tendo iniciado sua vida de trabalho ainda na infância como carvoeiro. Mesmo tendo passado muito tempo em São Paulo, convivendo com pessoas de origens diversas e tendo esquecido como falar japonês, o Senhor Dodô não resistiu quando teve a oportunidade de conhecer o país de seus pais e avós.

Logo depois de se aposentar da sua carreira como torneiro mecânico no Brasil, senhor Dodô partiu para...

Continuar leitura
fechar

Primeira infância na Penha

Fotografia do Sr Dodo em meados dos anos 50 brincando no seu bairro de infância, a Penha.

período: Década 1950
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Masaru Dodo
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Dodo e o time de vôlei adaptado do Sesc Itaquera

Time dos grupos de terceira idade que competem em torneios.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Masaru Dodo
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Medalhas conquistadas por Dodo no vôlei

Medalhas dos eventos esportivos e torneiros de volei que o Sr Dodo vem acumulando desde sua aposenadoria.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Masaru Dodo
crédito: Viviane dos Santos
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

O trabalho de torneiro mecânico

Trecho de publicação de uma revista vinculada à empresa que o Sr Dodo trabalhava como torneiro mecânico.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Masaru Dodo
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

A grande viagem ao Japão

Registro da grande viagem ao Japão, na qual o Sr Dodo se encontrou com suas origens.

período: Ano 1987
local: Japão
imagem de: Masaru Dodo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios