Manoel da mala e Maria da sanfona. O pai do mundo e a mãe cozinheira. O Rio Ipojuca. Uma criança terrível. A memória afetiva dos objetos. A reutilização dos materiais descartados. Faculdade de História da Arte na UFPE. Mudança para Recife. Ser professora me arrebatou. Monitoria no museu e os artesanatos pernambucanos. Pesquisa do plástico e contato com o lixão. Coleta e venda do plástico. A desativação dos lixões. O descarte do descarte. A pandemia e o descarte das máscaras. O uso do plástico no artesanato. A oficina pelo edital para as aulas online. As oficinas presenciais. Ressignificações. Renda para as mulheres. Reuso do plástico. Por que aulas de arte? Volta para Bezerros. Coleta seletiva no Recife. Terceiro lugar pela arte com reciclagem. Empoderamento das mulheres. Considerações sobre o plástico. Sonho com a educação. Plástico como trabalho artístico. O fundo do esmalte.

imagens (7)

Fenearte 23

data (ou período): Ano 2023 Imagem de:Raphaelle Brito

Saíra na arupemba

data (ou período): Ano 2023 Imagem de:Raphaelle Brito

Ararinha azul

data (ou período): Ano 2022 Imagem de:Raphaelle Brito

Abraço de irmãos

Imagem de:Raphaelle Brito

Fenearte 23

Em um ambiente emocionante na FENEARTE 2023, a talentosa artista Rapha lidera uma Oficina de Bordado com sacolas plásticas, enriquecendo a experiência dos participantes com sua paixão pela arte sustentável. Sua presença destaca o compromisso com a promoção da educação artística e da conscientização ambiental. A cena simboliza a celebração da criatividade e cultura na FENEARTE, onde o aprendizado ecológico se funde com a expressão artística.

período: Ano 2023

Saíra na arupemba

Esta é a criação da talentosa artista plástica Raphaelle Brito, que competiu na Fenearte em 2023. Sua obra é um testemunho da sua habilidade e criatividade, que transforma sacolas plásticas recicladas em uma forma de arte excepcional. Ao participar de um evento como a Fenearte, Raphaelle demonstra sua dedicação às artes plásticas e à sustentabilidade. Esta peça não apenas encanta visualmente, mas também carrega uma mensagem importante sobre a reutilização de materiais e a importância da preservação ambiental. Através de sua obra, Raphaelle inspira a reflexão sobre a arte e a consciência ecológica, destacando como a criatividade pode ser uma força para a mudança positiva.

período: Ano 2023

Ararinha azul

Essa foi a peça premiada no ano de 2022 na Fenearte. Ela ganhou o 3º lugar na galeria dos Reciclados. Esta peça é confeccionada a partir de sacolas plásticas recicladas. O animal escolhido para ser homenageado é a Ararinha-azul, considerada extinta devido à degradação do seu habitat e à captura ilegal. Atualmente, esforços de conservação visam reintroduzi-la por meio da reprodução em cativeiro, embora os desafios persistem devido à escassez de áreas adequadas. A artista Rapha tem uma preocupação com as aves, sempre tenta em sua arte chamar a atenção para a questão da preservação da biodiversidade e dos habitats naturais.

período: Ano 2022

Da Reciclagem à Arte: Sacolas Plásticas Reimaginadas

Esta peça é um exemplo notável das criações da talentosa artista pernambucana Rapha Britto. Ela incorpora sua habilidade única em transformar sacolas plásticas recicladas em uma forma de arte surpreendente. Através de sua visão e destreza, Rapha dá vida a materiais antes descartados, demonstrando a beleza e potencial artístico que podem ser encontrados no que muitos consideram lixo. Sua obra nos convida a refletir sobre questões de sustentabilidade, reciclagem e a capacidade de encontrar a arte no inesperado.

Soldadinho do Araripe

O "Soldadinho-do-Araripe" é uma ave do Brasil, especificamente encontrada na região da Chapada do Araripe, no Ceará. É uma espécie de beija-flor, e é conhecido por sua plumagem vibrante, com destaque para o colorido vermelho. É uma espécie ameaçada de extinção e um símbolo da conservação da biodiversidade brasileira. Esta obra foi confeccionada pela artista plástica Rapha Britto totalmente a partir de sacolas plásticas usadas.

Abraço de irmãos

Neste momento emocional, os irmãos de Rapha se reuniram para compartilhar um gesto de carinho genuíno. A imagem captura um momento especial de união familiar, onde podemos ver a presença calorosa de Harim, Yan, Rapha e Vicky, demonstrando o amor e a conexão que compartilham entre si.

Palavras-chave:

Reunião em Bezerros

Nesta imagem, a família de Raphaelle se reúne em um momento de confraternização e união. É um retrato emocional que capta os laços que unem todos e o carinho que compartilham uns com os outros. A fotografia é um testemunho da importância da família e dos momentos de alegria que eles criam juntos. Na foto estão, a mãe de Rapha, Rogéria (de preto), o pai Tavares(o tatuado ao lado dela com pijama da Galinha Pintadinha), a avó materna Maria da Sanfona (Rapha mora com ela), o avô materno Sr. Brito e Dimas (de oclinhos ao telefone, um grande amigo da família).

Palavras-chave:

Projeto Plastek Entrevista de Raphaelle Maria Brito Lima Entrevistada por Nataniel Torres São Paulo / Pernambuco, 25 de agosto de 2023 Código da entrevista: PLAS_HV003 P - Eu vou pedir para você dizer seu nome completo, sua data de nascimento e o local onde você nasceu? R - Meu nome é Raphael...Continuar leitura

Título: Ser sustentável é pensar em todo mundo

Data: 25/08/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Raphaelle Brito Entrevistador: Nataniel Torres Vídeomaker: José Alisson da Paz Alves Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.