Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 25 de janeiro de 2007

Selo de garantia pro guaraná

Esta história contém:

Selo de garantia pro guaraná

Vídeo

Maués era carente de tudo e de todos, muito carente mesmo. Eu lembro que eu vim aqui uma vez, não tinha restaurante qualificado, alimento aqui pra conseguir almoçar já era ruim, pra jantar era pior ainda, a qualidade não era lá essas coisas e isso, de certa forma, comprometia até o desenvolvimento turístico do município porque ele não tinha a menor estrutura. Foi com o passar do tempo que foi se estruturando e hoje nós já temos, Maués hoje está uma metrópole em comparação ao ano de 81 quando aqui eu cheguei. Eu brincava com o pessoal porque eu chegava num ponto de venda de alimentação, que não era restaurante, e pedia uma galinha caipira, por exemplo, e as pessoas aqui tinham imensos terrenos na casa e não criavam um pinto. Ficou difícil. Você olhava no freezer dessa pessoa e estava lá uma galinha da Perdigão, uma galinha da Sadia, galinha de todo canto menos uma galinha caipira criada no terreno dele. Eu estou falando aqui no núcleo urbano, eu não conheci além, um palmo, a comunidade. Hoje não, hoje a gente já tem um conhecimento comunitário fora do centro urbano de Maués, até pelo nosso envolvimento no projeto que desenvolvemos aqui que é o Projeto GEO – Gestão Estratégica Orientada pra Resultados. Hoje, o maior comprador do guaraná ou seria o único, vamos dizer assim, é a AmBev, então por ser o único potencial comprador, a AmBev, direta ou indiretamente, ela dita o preço do produto. E o produtor fica preso já que ele não tem um instrumento de apoio tipo cooperativa, ele é obrigado, vamos dizer assim, a vender a sua produção pra AmBev e recebe, em troca, oito reais por quilo. O que nós queremos é um agregado de valor em que esse guaraná orgânico salte dos oito reais pra 20 dólares o quilo. Esse é o grande momento e estimular com que produtores possam se envolver com o guaraná orgânico tendo garantia de uma receita maior e estimular também aquele que não quer plantar o orgânico porque ele tem todo um...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.