Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Rubem de Lima Ferraz
Por: Museu da Pessoa, 7 de novembro de 1994

Seguindo a inovação

Esta história contém:

Seguindo a inovação
fechar

Funcionários da Shell

Rubem de Lima Ferraz e funcionários da Shell. Da esquerda para a direita, sentados: Carlos Ungareti, Terezine, o filho e a esposa de Carlos. Dentre as pessoas que estão em pé, estão presentes Sinhô, João Vieira de Morais e Sebastião Arantes.

período: Ano 1959
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Depoimento de Rubem de Lima Ferraz

Entrevistado por Valéria Barbosa e Ana Paula Soares

Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade

São Paulo, 28 de outubro de 1994

Transcrita por Carlos Alberto Torres Mattos

P - Bom senhor Rubem eu gostaria de iniciar com o senhor falando o seu nome completo, onde nasceu e a data de nascimento do senhor.

R - Meu nome é Rubem de Lima Ferraz, nasci em Jaguariúna, em 1918.

P - O nome dos pais do senhor?

R - Arlindo e Emília, Ferraz ambos.

P - E onde eles nasceram?

R - Bom, meu pai eu não sei onde ele nasceu e minha mãe nasceu em Jaú, estado de São Paulo.

P - Qual era a atividade profissional do pai do senhor?

R - Meu pai era fazendeiro de café, nos tempos passados de café. E a fazenda onde nasci, lá em Jaguariúna, era de café. E a fazenda foi atingida por uma geada muito forte que secou todos os cafeeiros, né. Os cafeeiros levam cinco anos pra voltar a dar, ele tinha dívidas lá que seriam pagas facilmente se nada tivesse havido e com isso ele ficou muito aborrecido, e já... ele tinha idade... e morreu. Então, eu com cinco anos perdi meu pai e comecei a vida.

P - Senhor Rubem, o senhor se lembra dessa época da fazenda?

R - Não me lembro. Eu sei mais por ouvir contar e por visitas posteriores. Então eu não sei até onde eu me lembro ou até onde eu fixei coisas vendo, ou sendo contadas pelos meus irmãos.

P - Certo. Eu queria que o senhor contasse um pouco dessas lembranças, do que é que o senhor lembra?

R - Acho que muito pouco. Lembro de que o cavalo chamava Cravo, o cavalo que eu passeava; me lembro de ter aprendido a nadar no tanque que lavava o café na fazenda. As coisas que um molecão gosta, né. O carrinho que transportava café pra máquina de beneficiar. O trem que passava nos fundos e, talvez que a vida era muito boa com os docinhos... com essas coisas todas, né. Mas nada assim de maior, porque cinco anos a fixação é bem pequena quando você não continua no lugar.

P - Certo. E...

Continuar leitura

Título: Seguindo a inovação

Data: 7 de novembro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Rubem de Lima Ferraz
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios