Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sérgio Augusto
Por: , 24 de março de 2021

Sasá Modas e a onça na vitrine!

Esta história contém:

Sasá Modas e a onça na vitrine!

Vídeo

Eu nasci em Ribeirão Preto em 4 de fevereiro de 1955, e meu nome é Sérgio Augusto de Barros Rodrigues. O nome do meu pai é José Augusto Rodrigues, e o nome da minha mãe é Geni Barros Rodrigues. Meu pai veio de Portugal - nasceu em 1913 e veio para o Brasil em 1927. Ele trabalhou como representante comercial, vendendo tecidos, e tinha loja de tecido também. Aí ele se aposentou, e eu nunca imaginei na vida que eu iria trabalhar com loja, com comércio... mas isso aconteceu.

Antes do comércio, eu trabalhava na Antártica. E aí nós ficamos numa situação muito difícil, porque eu fui mandado embora e não consegui outro emprego. Aí minha mulher começou a vender roupa na escola onde ela trabalhava, pras amigas, desde 1982.

Já em 1984, surgiu um lugar, onde era um bar, em frente à casa da minha mãe, na Rua Garibaldi com a Lafaiete. Minha mãe estava falando no telefone, a casa era alta, e ela viu o dono do prédio. Aí minha mãe falou: “Não, o Sérgio vai alugar o prédio do senhor aí e vai montar uma lojinha”. E em 1984, dia 9 de setembro, nós inauguramos a loja lá na Lafaiete, esquina com a Garibaldi. Hoje é na frente, onde era a casa dos meus pais.

Eu tenho um amor muito grande pelo centro de Ribeirão, pela Praça XV, porque a gente ia lá paquerar, dava volta na fonte luminosa, e tudo acontecia no centro. A minha juventude foi mais no centro, onde eram os bares: o Lanchorama, o Maracanã... tinha o grande Pereira, que fez o primeiro hamburguer de Ribeirão, que se chamava Roots. Eu não esqueço jamais dele. Eu fico tão triste, porque desde que começou esse negócio da pandemia, eu não fui mais no Centro - eu tenho que me cuidar. Vou até a loja um pouquinho, volto, mas normalmente eu estou mais em casa.

Mas na abertura do comércio, da Sasá Modas, eu tinha saído da Antártica, e minha esposa já trabalhava. Ela prestou concurso na escola, lá no Sebastião Palma, pra trabalhar na...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio 2020-2021 – Módulo Ribeirão Preto

Entrevista de Sérgio Augusto

Entrevistado por Luis Paulo e Wiliam Carneiro

Bauru, 24 de janeiro de 2021

Entrevista MCHV_039

Transcrita por Selma Paiva

P1 – Bom, ‘seu’ Sérgio, queria agradecer ao senhor em nome do Sesc Ribeirão Preto e do Sesc São Paulo e do Museu da Pessoa, por participar do projeto Memórias do Comércio. Esse projeto é muito antigo, já, do Sesc, existe desde 1994, já houve três edições em São Paulo, uma em Santos, uma em Campinas, São Carlos, Araraquara, agora Bauru, Rio Preto e Ribeirão Preto. O projeto dá origem a um grande material que fica no portal do Museu da Pessoa, que é o maior museu de história de vida do mundo e também fica lá no Sesc todo esse material e sempre, todas as edições, dão origem a um livro muito legal que o Sesc faz. Esse ano, por causa da pandemia, o livro vai atrasar um pouco, talvez fique pro final do ano ou pro ano que vem, por causa da pandemia, que não dá pra fazer lançamento com um monte de gente junta. Eu vou fazer uma entrada aqui e a gente já começa a conversar.

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020 e 2021

Entrevista História de Vida HV 039

Sérgio Augusto de Barros Rodrigues – Sasá Modas

Transcrita por Selma Paiva

Bom, ‘seu’ Sérgio, pra começar eu gostaria que o senhor dissesse seu nome completo, pra ficar gravado aqui pela voz do senhor, data de nascimento e o local.

R1 – Olha, eu nasci em Ribeirão Preto, meu nome é Sérgio Augusto de Barros Rodrigues, em quatro de fevereiro de 1955 que eu nasci.

P1 – Legal. Muito bom! E qual o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – O nome do meu pai é José Augusto Rodrigues e da minha mãe Geni Barros Rodrigues.

P1 – Legal. E você teve contato com seus avós paternos e maternos?

R1 – Paternos, não. Eu tive um contato muito forte com meu avô materno e com a minha vó, mas era uma vó falsa, mas que sempre foi minha vó,...

Continuar leitura

Título: Sasá Modas e a onça na vitrine!

Data: 24 de março de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Personagem: Sérgio Augusto

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios