Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: , 22 de março de 2021

Santo7: do futebol à barbearia

Esta história contém:

Santo7: do futebol à barbearia

Vídeo

Meu nome completo é Sérgio Santo Gagliani Neto, e eu nasci em 30 de abril de 1993, em Bauru. Passei a infância e cresci em uma comunidade chamada Parque das Nações. Era um bairro mais simples, mais humilde. Antigamente, era um bairro um pouco mais perigoso, uma favela.

Eu cresci jogando bola. Fui atleta profissional e saí de casa muito cedo pra viajar pelo mundo afora, num total de 11 anos. O primeiro clube foi o Batatais; o segundo, o Noroeste de Bauru. E aí fui pra fora, morei em sete estados e no Uruguai. Passei pelo Grêmio, em Porto Alegre; pelo Flamengo, no Rio de Janeiro; pelo Operário, do Mato Grosso; Confiança, de Sergipe; Sete de Setembro, de Pernambuco; Guarani, de Bagé, do Rio Grande do Sul; Defensor, do Uruguai.

A própria barbearia, em si, começa desde quando eu jogava futebol em categoria de base, porque nos alojamentos, nos hotéis, eu sempre cortava o cabelo da rapaziada. Mas ainda sem curso, sem nada. Então, eu já gostava desde aquela época e fazia pros amigos de graça. Não era nenhum rei do corte, mas eu também tinha uma noção.

Então, eu saí cedo de casa. Como a gente morava na comunidade, não tinha muitas coisas pra fazer, a não ser brincar de bola. Daí eu acabei pegando gosto e descobri que possuía um certo talento pra continuar, mas devido a uma lesão, eu tive que abandonar em 2014. E do futebol, o que eu mais levei comigo foi a garra, a determinação, porque não tem preguiça, não tem dor. Quem foi do futebol sabe que você mata dois leões por dia e amarra o terceiro.

Mas aí eu retornei a Bauru em 2014, quando eu parei minha carreira de futebol. Eu estava meio que quebrado, tive que me reerguer, pois perdi muitas coisas por problemas particulares. Voltando a Bauru, trabalhei em duas lojas: na Polishop e na Claro. É aí que eu falo que “Deus tirou o dom das minhas pernas e colocou na boca”. Eu descobri que eu sabia pronunciar, fui um destaque...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Bauru

Entrevista de Sérgio Santo Gagliani Neto

Entrevistado por Cláudia Leonor e Luis Paulo Domingues

Bauru, 20 de janeiro de 2021

Entrevista História de Vida 003

Transcrita por Selma Paiva

P1 – Então, Sérgio, eu gostaria, assim, de agradecer muito a sua presença aqui, hoje, dessa forma virtual, como eu falei, inovadora e eu queria começar a nossa entrevista, eu vou perguntar de novo, pra registrar, o seu nome completo, o local e a data de nascimento.

R1 – Meu nome completo é Sérgio Santo Gagliani Neto, data de nascimento é 30 de abril de 1993.

P1 – Sérgio, o nome dos seus pais e o que eles trabalhavam, faziam?

R1 – Meu pai é aposentado, era segurança e minha mãe é professora.

P1 – E, Sérgio, você nasceu em Bauru, mesmo?

R1 – Isso, eu sou natural daqui.

P1 – E que bairro você cresceu? O que você lembra dessa cidade, mais antigo, assim, do seu bairro?

R1 – Eu cresci numa comunidade, ali no Parque das Nações.

P1 – Descreve um pouco pra gente como é que era.

R1 – Era um bairro mais simples, mais humilde. Quem é de Bauru, conhece. Era um bairro, antigamente, um pouco mais perigoso. Era uma favela, como se fosse uma favela.

P1 – E você cresceu lá? Você brincava na rua, como é que era isso?

R1 – Sim. Eu cresci jogando bola. Fui atleta profissional, saí de casa muito cedo e viajei por mundo afora, joguei bola, totalizando 11 anos.

P1 – Olha só! Você começou no Noroeste?

R1 – Joguei no Noroeste em 2008.

P1 – Mas você começou futebol de várzea? Conta pra gente isso.

R1 – Sim. O primeiro clube foi o Batatais, uma cidade aqui da região; o segundo, o Noroeste, fui pra fora, tudo, morei em sete estados, rodei bastante.

P1 – Mas você já começou como profissional? Como é que é isso?

R1 – Joguei cinco anos em categoria de base, três anos como profissional.

P2 – Legal. Quais os outros times que você jogou, além do Batatais e Noroeste?

R1 –...

Continuar leitura

Título: Santo7: do futebol à barbearia

Data: 22 de março de 2021

Local de produção: Brasil / Bauru

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios