Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 3 de março de 1994

São Paulino até nos ares

Esta história contém:

São Paulino até nos ares
fechar

Werneck

Luís Cassio dos Santos Werneck, com 72 anos de idade, em seu escritório na Rua Boa Vista no dia 17 de janeiro de 1994

período: Ano 1994
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Os cadetes

Da esquerda para a direita, os cadetes Boblreik, Werneck, Lucas e Roberto conversam após mais um dia de treinamento em Texas, no Estados Unidos.

período: Ano 1943
local: Estados Unidos
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Catalina, avião de combate

Werneck num vôo da patrulha sobre o Atlântico, em um Catalina, avião de combate.

período: Ano 1944
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Base aérea do Rio de Janeiro

Werneck na base aérea do Rio de Janeiro junto a um Catalina, avião da FAB, onde se vê o emblema do CPOR.

período: Ano 1944
local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Aviador Coutinho

Gago Coutinho está sentado e à direita, atrás do avião, está Werneck. Era a visita do aviador Coutinho à FAB. Na foto, ele está entre os cadetes da força aérea brasileira.

período: Ano 1946
local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Telegrama

Telegrama enviado ao E.E.U.U. aos cadetes brasileiros pelo presidente do SPFC, o Dr. Décio Pedroso, agradecendo ao telegrama enviado ao SPFC pela vitória de 1943.

período: Ano 1943
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Décio Pedroso
tipo: Documento

Mapa Werneck

Mapa de Luís Cássio dos Santos Werneck 1) Nasceu em São Paulo 2) Morou em Franca/SP 1) Voltou à São Paulo 3) Foi estudar durante um ano nos Texas/EUA 1) Volta para São Paulo 4) Vai trabalhar no Rio de Janeiro (1944/1947) 1) Volta para São Paulo 4) Rio de Janeiro (1966/1979) 5) Brasilia (1979/1985) 1) São Paulo

crédito: Acervo Pessoal
tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1994
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol ClubeDepoente: Luiz Cássio dos Santos WerneckEntrevistado por: Paula Ribeiro e José dos SantosSão Paulo, 03 de março de 1994Entrevista nº 028P- Por favor, seu nome completo, a data e o local de nascimento.R- Luiz Cássio dos Santos Werneck, nasci em 25 de julho de 1922, no ano do Centenário, na Rua Ana Cintra, em frente à Igreja de Santa Cecília. Naquele tempo se nascia em casa, não havia maternidade. P- O nome completo dos seus pais.R- Meu pai era Cássio Guerra dos Santos Werneck, e minha mãe era Helena de Andrade dos Santos Werneck. Ambos já faleceram. P- Nasceram em São Paulo?R- Meu pai nasceu em São Paulo, minha mãe nasceu em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. P- E sobre os avós, o senhor tem alguma memória? Chegou a conhecê-los?R- Tenho, tenho memória muito boa de minha avó Aninha. Era Ana de Azevedo Castro de Andrade, que era minha avó materna. E de meu tio, Eugênio de Andrade, meu avô também Eugênio de Andrade. Nós tínhamos um tio também com o mesmo nome. Ele era engenheiro, foi um dos construtores da Rio-Petrópolis, engenheiro de nome na época. E vovó Aninha era assim muito boa conosco, com os netos. Agora, meu avô paterno eu não conheci, ele morreu com 49 anos, não cheguei a conhecê-lo. Ele nasceu no Rio de Janeiro, chamava-se Antônio Luiz dos Santos Werneck, e ele foi membro da Comissão dos cinco que preparou a primeira Constituição da República, né? E aí ele foi nomeado juiz federal, foi o primeiro juiz federal em São Paulo, veio pra cá, morou na... Ali na... Perto da Amaral Gurgel, agora não me recordo bem o nome da rua. Mas ele ficou doente, foi pro Rio, nós já morávamos aqui, eu era muito pequeno então, não cheguei a conhecê-lo. P- Mas a família chegou a morar no Rio na sua infância?R- Não. Passávamos temporadas lá, porque a maior parte da família é do Estado do Rio. Não do Rio propriamente dito, mas do Estado do Rio de Janeiro. Agora... Continuar leitura

Título: São Paulino até nos ares

Data: 3 de março de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Paula Ribeiro
Entrevistador: José dos Santos Silva
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios