Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

A rua onde reside Sr. Getúlio e Da Maria, no conjunto Cristina, era conhecida como “Rua da Cirrose”, apelido que recebeu em meados dos anos 1990, devido à grande quantidade de churrascos que ocorriam nas residências aos finais de semana. Muitos moradores acabaram por desenvolver dependência química e alguns vieram a óbito devido ao alcoolismo. Um dos moradores da rua, Sr. Getúlio, inclusive, passou a liderar grupos do AA (Alcoólicos Anônimos) nos bairros Belo Vale em Santa Luzia e no bairro Ouro Preto em Belo Horizonte.

Apesar do alcoolismo, o morador relembra com alegria das festas com os vizinhos e familiares naquela rua, as quais simbolizavam a união dos moradores do conjunto. A quantidade de pessoas era tamanha, que o casal Getúlio e Maria precisava revezar os convidados entre grupos de amigos e familiares, para que o espaço da casa deles pudesse atender a todos.

Texto a partir do relato de Getúlio Alves dos Santos e Maria José Perdigão Alves em entrevista realizada em abril de 2019.

Foto: Churrasco na residência de Seu Getúlio e Dona Maria.

Fonte: Acervo Getúlio Alves dos Santos e Maria José Perdigão Alves (década de 90)

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Rua da Cirrose

Autor: Núcleo Museu da Pessoa de Santa Luzia - MG

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios