Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Rosa
Por: Lia Cristina Lotito Paraventi, 25 de novembro de 2019

Rosa tornando-se única

Esta história contém:

Rosa tornando-se única

Rosa nasceu no dia 11 de dezembro de 1956, na cidade de São Paulo/SP. Sua cidade natal é um grande centro de entretenimento urbano: repleto de cinemas, teatros, centros culturais, parques, museus, casas noturnas e restaurantes de todos os tipos. Rosa se recorda com saudades da São Paulo de antigamente. Filha de Fábio Costa Peixoto e Marina Novakoski Peixoto, cresceu cercada de carinho e atenção. Sua mãe, Marina, era uma mulher muito especial, estava sempre à disposição da família e dos filhos, dedicando-se aos seus cuidados com muito zelo e amor. Seu pai, Fábio, trabalhava em uma fábrica que faliu e posteriormente ele construiu um açougue. Seu nome foi escolhido muito tempo antes da mãe dela engravidar. Antes dela, nasceu o irmão que recebeu o nome do avô materno. Ficou combinado com o pai que se a mãe engravidasse novamente e fosse uma menina receberia o nome da vó paterna. Quando era criança Rosa morava em uma casa simples, aconchegante e acolhedora. Construída em um grande terreno, onde ela adorava brincar no espaço aberto. Com o passar dos anos neste terreno foram construídas mais quatro casas, um açougue do pai dela e uma garagem, mesmo assim o espaço para brincadeiras era grande. Ela gostava das brincadeiras de rua e de brincar de panelinha com suas amigas. Se recorda com muito carinho de um cachorro que tinha chamado Lobo. Era um animal muito querido pela família, principalmente pelo seu pai. O cachorro era sempre provocado por um moço que frequentava a casa. Ele oferecia um pedaço de alimento, mas não dava para o cachorro comer e acabou tendo sua mão machucada. Rosa ficou muito triste, pois o Lobo morreu envenenado. Ficou para a família uma interrogação, pois não souberam quem poderia tê-lo machucado. Na sua época de escola, um fato marcante era o esporte. Adorava jogar vôlei. Na Juventude Rosa adorava se divertir, cheia de vida e com muita disposição frequentava os bailes com suas amigas. O encontro de Rosa e...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios