Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Rosa Celestina da Silva

Esta história contém:

Rosa Celestina da Silva nasceu e cresceu na cidadezinha de Andirá, localizada ao norte do Paraná em 27 de maio de 1961. Filha de Ana Felipe Neli e Isalino Celestino da Silva, pequenos lavradores que cultivavam algodão, arroz e feijão, viveu no sítio com seus dez irmãos. Na sua infância, tinha o sonho de ser freira, mas com o tempo mudou de ideia e começou a apreciar a profissão de enfermeira. Para chegar ao Grupo Escolar, ela, os irmãos e os amigos iam a pé, porque a unidade escolar era muito longe, situada em um sítio. Frequentavam durante o período da tarde e de manhã trabalhavam colhendo algodão para auxiliar a família. Na hora da merenda, Rosa e seus irmãos comiam o lanche, após dirigiam-se a uma vendinha em frente à escola. Lá, eles conversavam com os colegas e também com pessoas que se encontravam no local. Sua infância foi marcada por brincadeiras no interior do espaço escolar, dona Rosinha adorava brincar de queimada e pular corda, o único momento de diversão que tinha naquele tempo. Quando retornava da aula, chegava à casa de noite, jantava e ia dormir. Na adolescência, migrou aos 16 anos para a cidade de Indaiatuba – SP. Sua vida mudou completamente, não havia tempo para diversão, seus pais não deixavam sair de casa, a vida social girava em torno da igreja. A partir daí, passou a ter contato diretamente com crianças, transmitindo a elas seus conhecimentos sobre a bíblia e ensinamentos. Seu primeiro emprego remunerado foi em uma fábrica de costura. Trabalhava na linha de preparação, onde era responsável em fazer moldes para a montagem de peças. O primeiro salário destinou-se aos pais para ajudar na sustentação dos irmãos menores. Casou-se aos 19 anos, com Antônio Donizete, lavrador. Teve três filhos, se separou aos 22 anos e não casou mais. Para cuidar das crianças, contou com o auxílio do ex-marido e continuou a trabalhar fora, em lugares como: metalúrgicas, Hospital Augusto de Oliveira Camargo,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Rosa Celestina da Silva

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios