Meus pais tiveram 9 filhos, meu pai era mestre de obra, saiu do sertão da Bahia e veio para vitória da Conquista. Posteriormente veio morar em Salvador. Ele tinha pouco estudo mas era autodidata em matemática e construção civil, surpreendia os engenheiros com quem trabalhava.
Minha mãe tinha um pouco mais de estudo, era líder comunitária, formou clube de mães, ofertou à comunidade cursos profissionalizantes, cestas com alimentos, convênios com o SESI...
Eu sou a filha mais velha, nasci em Vitória da Conquista -Ba, tenho 60 anos.
Na minha infância, sempre fui incentivada a estudar cada vez mais. Minha mãe uma professora de artesanato e técnica de enfermagem, o pouco dinheiro que tinha presenteava-nos com enciclopédia, que naquela época era vendida na porta de casa em suaves prestações. Tínhamos em casa também um dicionário, livro de culinária D Benta, e o antigo e novo testamento.
Eu frequentei Escola Pública todo o meu ensino fundamental. O material para estudo era muito escasso, as pesquisas eram feitas em bibliotecas públicas, distantes de minha residência.
A vida foi melhorando, fiz o meu segundo grau em escola particular, prestei vestibular em universidade particular, UCSAL. Prestei concurso público estadual e municipal passei bi ocupante. Aos 50 anos formei-me em Direito.
A minha grande paixão é a educação, continuo ensinando a outras crianças, pobres, pretos, periféricos e capazes a alcançarem seus sonhos e romperem a casta social.
Fui uma das primeiras pessoas em minha família a ter nível superior, hoje há várias.
Continuo estudando e registrando em versos as dores, conquistas, aspirações, sonhos, protestos...das pessoas. Os meus filhos alçaram voos na educação, todos têm nível superior, na engenharia, enfermagem e moda.
Sou Maria das Graças de Oliveira Rocha.