Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Roda de Histórias Tapeba

Esta história contém:

Roda de Histórias Tapeba

Vídeo

Roda de Histórias Tapeba

"Na noite de lua cheia eu fui à praia pescar, só para ver os encantados, que brindavam as ondas do mar. Só para ver os encantados, que brindavam as ondas do mar. E vem Jurema, vem Manguezá. Vem Jurema, vem Manguezá. E viva a rainha das águas, viva o nosso pai Guajá. Viva a rainha das águas, viva o nosso pai Guajá. Na noite de lua cheia eu fui a praia pescar. Na noite de lua cheia eu fui a praia pescar. E só para ver os encantados, que brindavam no pé do mar. Só para ver os encantados, que brindavam no pé do mar. E vem Jurema, vem Manguezá. Vem Jurema, vem Manguezá. E viva a rainha das águas, viva o nosso pai Guajá. Viva a rainha das águas, viva o nosso pai Guajá".

A Roda de Histórias foi acolhida e inaugurada após uma série de cânticos como este, entoados avidamente pelo grupo. Uma saudação ao grande dia de trocas de experiências. Participaram do encontro mais de vinte pessoas, fora os curiosos que se enveredavam pela mata para descobrir o que estava se passando.

Após as apresentações, Dourado, uma de suas lideranças, inaugurou a conversa dizendo: "a gente não tem uma história muito bonita para contar. A gente vai começar por uma questão que foi muito ruim para a nossa família, para o nosso povo, o povo Tapeba. Uma que o meu pai morava aqui nessa beira da lagoa, eu não era nem nascido, meu pai foi expulso daqui pelos posseiros da época..."

Conflito pela terra foi um dos temas sempre presentes nas vidas deste grupo, na verdade, não só pela posse, mas também a luta por reconhecimento e os entraves diários de quem vive a pobreza acentuada.

Todavia, dentro de narrativas de superação, brotaram magia e beleza que emocionaram todos os presentes. Antigas tradições e o sincretismo das religiões, o papel fundamental das escolas indígenas, descrições da localidade em tempos passados.

As histórias contadas e registradas neste encontro trazem um pequeno recorte sobre Caucaia e...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Valorização da História e da Cultura dos Municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante - CSP

Roda de Histórias – Tapebas

Mediação: Danilo Eiji Lopes

Local: Lagoa dos Tapebas, Capuan (Pau Branco), distrito de Caucaia (CE).

Data: 17 de maio de 2014

Roda de histórias 01

Realização Museu da Pessoa

Transcrito por Francisco Guilherme Ribeiro Ruiz

Revisado por: Danilo Eiji Lopes

Weibe – A gente volta para o mesmo lugar que a gente está. Para a gente fazer uma prece, nós temos uma prece sagrada, a gente tem que fazer as honras para os espíritos das matas porque senão vão expulsar a gente aqui e não dá certo não. Vocês podem, o pessoal da equipe aí se quiser também, não sei se vão registrar, como é que é o negócio. Aí para entrar, nós somos um grupo aqui. Cacique, pode fazer as honras?

Alberto – Rezar um Pai Nosso, não é? Pai Nosso que estás no céu.

Vários – Santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Weibe – As matas virgens...

Vários – Estava escura, quando o ar clareou. As matas estava escura, quando o ar clareou. Mas quando eu via a voz do meu povo, todos os índios aqui chegou. Mas quando eu via a voz do meu povo, todos os índios aqui chegou.

Dourado – Índios Tapeba aqui chegou...

Weibe – Oxelerê.

Vários – Lê, lê, lê. O lê lê rei lá rei ma elei. O lê lê rei, lê lê rei, lê lê rei. Ma lê lê rei, natureza é rei.

Weibe – Grave estrondo deu na aldeia. Que a aldeia balanceou.

Vários – Grave estrondo deu na aldeia, que a aldeia balanceou. Tupinaré rei dos índios, meus irmãos, Tupinaré é rei do mar. Tupinaré é rei dos índios, meus irmãos, Tupinaré é rei do mar.

Weibe – Para os encantados. Na noite de lua...

Continuar leitura

Título: Roda de Histórias Tapeba

Data: 17 de maio de 2014

Local de produção: Brasil / Ceará / Lagoa Dos Tapebas

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios