Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Alírio Santos
Por: Museu da Pessoa, 8 de dezembro de 2007

Rio São Francisco: pai de família

Esta história contém:

Rio São Francisco: pai de família

Vídeo

Nasci em 16 de novembro de 1940, Muniz Ferreira, próximo a Nazaré. Mãe era doméstica, e pai trabalhava no campo. Eles eram de São Felipe. Minha mãe era de Conceição do Almeida, e meu pai era de São Felipe.

Infância, o que era a infância? A gente saía de manhã, ia passear por aquela roça. Quando você está passeando pela floresta, você pensa que você não está no lugar que presta, mas você está no melhor lugar que deve existir. Você, quando volta da floresta, volta com a cabeça completamente diferente. É completamente diferente. Eu fico hoje invocado, e esses meus filhos aí foram criados de uma maneira, só computadores, só computadores. Isso aí acaba com o jovem. Você vê que o cabra tem que trabalhar sábado, domingo. Quando é fim de semana tem que ter um lazer. O lazer hoje de vocês não é igual ao meu. O meu foi melhor.

Em meu tempo, eu me preparei para entrar numa empresa federal igual à Chesf [Companhia Hidrelétrica do São Francisco]. Eu cheguei, e já cheguei acabando com tudo. Quando eu vim para Sobradinho, eu tinha 32 anos. Eu era justamente mecânico de primeira qualidade, mecânico de máquina de tecido, e motorista de caminhão. Encontrei um acampamento da Chesf, cheguei parecendo um besta, que eu gosto muito de dar uma de besta. “Rapaz, vocês não têm vaga para motorista, não?” Ele disse assim: “Não tem, não, me dê sua habilitação.” Foi quando saiu a carteira classe C, C2. Eu peguei a carteira de habilitação, dei a ele. Ele chegou, olhou assim. “Sabe, doutor, é desse que a gente está procurando.” O negócio já melhorou. Aí, me chamou, mandou eu preencher uma ficha, eu preenchi, marcou o dia de vir fazer o teste. Fiquei na Chesf por 32 anos. Estou com 34, no dia 8 de janeiro estou completando 34 só na Chesf.

Eu fiz estágio, trabalhei, fui emprestado cinco anos, fui o oitavo melhor em sismologia no Brasil, depois voltei, assumi o transporte da Chesf por sete anos....

Continuar leitura
Fechar

Retrato de Alírio Santos

Dados da imagem legenda: Seu Alírio, motorista da Chesf, conta como se deu as mudanças à beira do Rio São Francisco. Sobradinho, BA, 2007. Foto de Antônia Domingues.<br>personagem: Alírio Santos<br>

Período:
08/12/2007

Local:
Brasil / Bahia / Sobradinho

Imagem de:
Alírio Santos

História:
Rio São Francisco: pai de família

Tipo:
Fotografia

legenda: Seu Alírio, motorista da Chesf, conta como se deu as mudanças à beira do Rio São Francisco. Sobradinho, BA, 2007. Foto de Antônia Domingues.
personagem: Alírio Santos

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.