Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 22 de julho de 2021

Responsabilidade e encantamento

Esta história contém:

Responsabilidade e encantamento

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Um pequeno excerto sobre a história de Cami

Eu adorava imaginar que a gente fazia parte de uma coisa tão grandiosa. Os mais velhos também trabalhavam com esse brilho no olhar, e isso refletia muito na gente que tinha acabado de entrar. Trabalhar ali era um misto de muita responsabilidade com um encantamento. E uma semana antes tinha faltado luz no país inteiro, e a gente estava lá ouvindo como eles resolviam esse problema.

Minha primeira passagem por FURNAS foi como estagiária na subestação de Grajaú, Rio de Janeiro. Nós éramos em três meninas na subestação, não tinha muitas outras mulheres, tinha o pessoal da equipe de limpeza, mas no administrativo, com mais acesso à sala de controle, não, nós éramos as únicas. Até um tempo antes da gente entrar, não tinha nem banheiro para mulher. No nosso andar, os banheiros eram só masculinos, mas o gerente da subestação, que era o Júlio Moreira, ele cedeu um banheiro que era exclusivo dele para as meninas terem um banheiro naquele andar.

Eu nunca tinha visto isso na minha vida, nunca imaginei passar por isso, chegar num lugar para trabalhar e não ter banheiro para mulheres. Também não estava acostumada a pensar sobre o tema, a condição da mulher... Mas enfim, na ocasião, muita gente nova estava entrando junto na subestação, além das meninas, tinha mais outros três estagiários e uma galera bem mais nova da área de manutenção. Estávamos quase todos na faixa dos 18, 22 anos e foi muito legal! Passei por muitas experiências profissionais nessa época, eu vivenciei dois apagões, dois blackouts na subestação, e eu achava o máximo estar num lugar que transmitia energia, que a gente via os disjuntores se desligando, que a gente via os transformadores, onde a gente participava um pouquinho desse sistema, porque o trabalho era bem da sala de controle, bem do pessoal de manutenção.

Eu adorava imaginar que a gente fazia parte de uma coisa tão grandiosa. Os mais velhos também...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Cami Gironde

Entrevistada por Torigoe / Daniela

22/07/2021

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número FUNAS_HV022

Transcrito por Aponte

0:00

P/1 - O seu nome completo, a cidade que você nasceu, e o dia que foi por favor?

R - O meu nome é Cami Estevão Gironde Cabral eu nasci em 30 de Abril de 1980 no município de Duque de Caxias aqui no Rio de Janeiro.

0:35

P/1 - Cami, você sabe por acaso como foi a sua gestação? O dia que você nasceu?

R - Sim! Eu ouvi essas essa história muitas vezes. Acho que ainda escuto muitas vezes da minha mãe. Os meus pais tem uma diferença de idade bem grande, tinham uma diferença de idade bem grande, o meu pai era 19 anos mais velho que minha mãe. E a minha mãe era uma menina, para mim uma menina. Hoje eu posso dizer que era uma menina de 23 aninhos, quando eles casaram. E logo em seguida ela engravidou. Ela começou a passar mal de madrugada, deu aquele primeiro aviso, olha estou sentindo alguma coisa diferente, acho que a gente precisa ir para o hospital. Não tinha nenhuma bolsa estourada, não tinha assim, nada muito urgente. Mas eu acho que todo mundo muito ansioso, pelo primeiro filho, na época. Eles ainda não sabiam se era uma menina ou menino. E o hospital que eu nasci ficava numa ladeira bem grande, e a minha mãe conta que o carro que levou ela não subiu essa ladeira, ela teve que subir a ladeira toda, grandona, em trabalho de parto, segurando a barriga, para chegar lá no hospital. E o médico conta que foi o que ajudou muito ela no trabalho de parto. Minha mãe teve uma gestação muito tranquila, muito feliz. Uma das coisas que hoje ainda fala bastante. Que apesar deles terem uma diferença de idade, meu pai casou com ela tinha uns 43, era o primeiro filho, era o primeiro casamento dele. Hoje em dia normalmente a gente não vê uma galera assim, 43 anos sem filho, ou no primeiro relacionamento com filho, casando. E aí eles estavam com uma expectativa muito grande, era muito...

Continuar leitura

Título: Responsabilidade e encantamento

Data: 22 de julho de 2021

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios