Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
João Vaz de Lima, mais conhecido como Sr João, nasceu em 1944 na cidade de Santa Cruz do Escalvado/MG. Antes de se mudar para Santa Luzia, morou em uma pequena vila entre os bairros Nova Vista e Boa Vista (BH), comprou em 1968 um terreno no bairro São Benedito, se mudando então em 1976 devido à execução da ação de despejo. Quando chegou a cidade havia apenas uma linha de ônibus que passava pela avenida Brasília, além do “Expresso Santa Luzia”. Acontecia neste mesmo período a instalação da rede elétrica na região. O Sr João relata que fazia compras no "Armazém do Grilo” em Belo Horizonte, pois vendia de tudo em um preço acessível. Chegando em Santa Luzia, passou a se envolver com a juventude católica da época, sendo assim, participou da construção de diversas comunidades, da Paróquia de São Benedito, na época o pároco era o Pe. Raimundo Nonato Costa (reconhecido Monsenhor em 2017), o qual incentiva ativamente a juventude ao debate sobre as questões sociais da época, além de incentivar a interação entre as comunidades através das gincanas, muito frequentes naquele período. Sr João se destaca também pela sua dedicação à horta comunitária da comunidade Kolping do São Benedito a qual promove vivências para repassar os conhecimentos adquiridos ao longo de uma vida, enfatizando o desejo da continuidade do repasse desses saberes. Sendo um de seus objetivos a reprodução desses conhecimentos em escolas públicas para incentivar as crianças ao contato com a terra e com o “comer sem veneno”, sendo assim como um ideal, a melhoria da qualidade de vida a partir das plantas.

Título: Repasse de saberes

Personagem: João Lima
Autor: Núcleo Museu da Pessoa de Santa Luzia - MG

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios