Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Gilda Vacare
Por: Gilda Vacare,

Religião

Esta história contém:

Religião

Engraçado como, com o passar do tempo, as pessoas vão mudando o comportamento referente à religião. Por exemplo: a minha família era católica, não praticante, mas eu e minha irmã freqüentávamos a igreja do bairro, fomos batizadas, fizemos a primeira comunhão e nos casamos na Igreja Santo Antônio do Pari, o bairro onde morávamos.

Íamos à missa aos domingos e comungávamos.

Hoje já não freqüento a igreja, tenho outra religião, mas tem uma coisa de que não me esqueço: a Semana Santa. A gente ia, na Sexta-feira da Paixão, ver o Cristo na Cruz. Ficávamos em oração e, na saída, dávamos esmola, mas pegávamos um troco para levar para casa, que era para dar sorte – uma crendice que tinha naquele tempo.

Daí, na madrugada de sábado para o domingo, a gente quase nem dormia direito, com medo de perder a hora: é que íamos à procissão do encontro de Jesus com sua mãe Maria, no meio do caminho, que é quando ele ressuscita. Isso era às 5 da manhã.

Essa passagem tinha para mim um encantamento de que jamais me esquecerei. Ficou gravado para sempre na minha lembrança de menina.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.