Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: D. J. Positivo
Por: Museu da Pessoa, 26 de junho de 2018

Relatos de um conflito interno

Esta história contém:

Relatos de um conflito interno

Vídeo

Depois de 2 anos no Brasil, como refugiado vindo da Venezuela, D. J. Positivo caminhava pelas ruas da cidade de São Paulo em um dia comum, daqueles bem agitados e com muito movimento. Foi na região central da cidade que ele avistou tendas do Sistema Único de Saúde (SUS) que ofereciam testes de HIV grátis. Decidiu fazer o teste para tirar a dúvida das costas, ele já desconfiava de sua saúde pela frequência de doenças que estava adquirindo nos últimos meses, “o que será que está passando com o meu corpo, por quê?”, conta.

O teste revelou a soropositivade. É nesse momento que, segundo ele, seu mundo cai por terra - um turbilhão de sentimentos o inunda e toda sua trajetória de vida passa a ser por ele analisada. Onde errou, porque errou e se, de fato, errou. A luta de D. J. Positivo para aceitação da sua condição começa, não exatamente no momento em que descobre a doença, mas contra os seus “demônios” desde sua vida na Venezuela.

D. J. Positivo conhece a arte cedo - quando pequeno gostava de pintar quadros da praia sendo o mar seu tema principal, como um horizonte a se aventurar e um espaço para se tranquilizar. O jeito como ele pintava “tinha umas pedras assim que entravam no mar, tipo uma parede e coloquei as pessoas na água[...]”. Desde muito novo, sentir e pintar andavam de mãos dadas na vida de D. J. Positivo, inclusive, o amor - motivo da sua mais intensa guerra interna. Aos dez anos, lembra que gostava muito de uma menina e lembra que “fazia cartas e desenhava um coração com uma flecha, aquele coração pingava sangue num copo” para entregar à garota. Se beijaram, num dia inesperado, e em outro dia não anunciado, acabaram. O primeiro conflito de D. J Positivo acontece ao mesmo tempo em que essa história.

Ele conta sobre um menino na escola, loiro, de olhos verdes e muito engraçado por quem começou a sentir uma estranha atração, “então começou um conflito...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Conte Sua História - Atados e Abraço Cultural

Depoimento de D. J. Positivo

Entrevistado por Leonardo Godoi e Matheus Lima

São Paulo 26 de junho de 2018

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista PCSH_A_HV02

Editado por Leonardo Godoi e Matheus Lima

P/1 - Vamos começar então, eu queria saber qual era a sua perspectiva da cidade onde você nasceu, como você enxergava a cidade onde você nasceu quando você era criança?

R - Na verdade, olhando para a minha cidade como cidade mesmo, porque minha família, tanto materna quanto de parte de pai, é do interior do país e é uma região onde tem plantações, tem gado, tem coisas assim. Na casa dos meus avós tinha um quintal atrás da casa que tinha pé de banana, pé de abacate, de laranja, galinhas, essas coisas assim. Então quando eu saía da casa, da cidade, da capital e visitava os meus avós, para mim era muito interessante, muito legal porque aquela conexão com a natureza era muito reconfortante, era como a conexão mesmo com a vida, porque é diferente na cidade, que tem prédio e tudo isso. Era uma coisa que eu adorava.

P/1 - Qual era o nome da cidade?

R - Da capital? De onde eu morava ou onde eu visitava meus avós?

P/1 - Onde você morava.

R - Onde eu morava é a capital da Venezuela, Caracas.

P/1 - E em Caracas você tinha algum lugar favorito? Que você gostava de ir quando era criança?

R - Tinha alguns lugares históricos no centro da cidade, por exemplo eu lembro muito a primeira vez que eu visitei a Casa do Libertador Simón Bolívar, que é o libertador da Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador. E então tem muita história, tinha coisas, roupas que ele utilizou naquela casa que virou museu e era muito interessante. Quando eu olhava as roupas, as espadas, as coisas, era como uma conexão com o passado. Eu era bem criança e sempre gostei de pintar, de desenhar, de cores e coisas assim, então aquelas visitas que eu fazia às casas e aqueles lugares antigos perto da casa, no...

Continuar leitura

Título: Relatos de um conflito interno

Data: 26 de junho de 2018

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Mateus Lima
Personagem: D. J. Positivo
Entrevistador: Leonardo Godoy
Editor: Leonardo Godoy
Editor: Mateus Lima
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios