Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Reencontros do outro lado do oceano

Esta história contém:

Reencontros do outro lado do oceano

Vídeo

A entrevistada se chama Teresa Casella, mas atende por Teresinha. Ela nasceu na cidade de Guaratinguetá, mas atualmente, com 76 anos, vive na cidade de São Paulo. Ela diz que nunca teve a intenção de voltar para sua cidade natal, a não ser se realmente fosse necessário, já que não tem mais praticamente nenhum vínculo por lá, a não ser sua cunhada, sua sobrinha e seu irmão. Ela não querer se mudar mostrou o quanto se identificou com a São Paulo ao se mudar para cá com pouco mais de 20 anos.

Teresinha tinha três irmãos, mas só um ainda está vivo, e como foi mencionado anteriormente, permanece em Guaratinguetá e se chama Márcio Casella e tem 80 anos

Um dos imigrantes da família foi seu avô, chamado Leonardo, que chegou ao Brasil em 1887, com apenas 3 anos, vindo da Itália, mais especificamente de Marsico Nuovo, e de lá chegou no porto de Santos, mas ficou em São Paulo junto da família. No período da Primeira Guerra Mundial, eles foram para Guaratinguetá. Leonardo veio acompanhado de seu pai, sua mãe e seus quatro irmãos.

A outra imigrante da família foi sua avó, que era amiga da família de seu avô antes mesmo de virem ao Brasil, e no Brasil acabaram se casando muitos anos depois.

Teresinha conta que ainda mantém relações com a origem da família; também mencionou que já visitou a Itália, e que sua sobrinha e netos também já foram, principalmente depois que a maior parte de sua família tirou a cidadania italiana.

A entrevistada também menciona que tem registros da sua família no Museu do Imigrante, mas só tem da chegada de seu avô, pois o da sua avó acabou sendo escrito com o sobrenome errado. Seu sobrenome é Capasso, mas todos os documentos daqui que ela tinha, como por exemplo, certidão de casamento, estão com seu sobrenome escrito Capacci ou então Capassi; então, ao pesquisar seu real sobrenome, não é possível obter resultados. Teresinha finalizou essa parte dizendo que tentaria novamente, algum dia, para...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios