Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhadora 7
Por: Inventário de Sonhos, 31 de março de 2020

RECOBRANDO O FÔLEGO EM CASA E NA ESCOLA

Esta história contém:

RECOBRANDO O FÔLEGO EM CASA E NA ESCOLA

Sonhei com a escola infantil que meu filho caçula frequenta, a P. Era uma ocasião festiva. Crianças de todas as turmas, professores e famílias estavam na parte frontal da escola. Ia se tirar uma foto da comunidade P. Algumas crianças se posicionavam na janela, outras na calçada, outras no gramado (no sonho, o gramado era plano). Depois da foto, R. (a diretora) sugere às crianças cantarem uma canção para que as crianças da escola em frente pudessem ouvir. Em frente à P., do outro lado da rua, havia uma escola de crianças maiores. Estas se encontravam nas janelas das suas salas de aula e pareciam contentes com a ideia de escutar a música das nossas crianças.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Quando acordei, fui inundada por um sentimento de saudade e de esperança. Coisa boa estarmos juntos, em uma cena onde a proximidade física era prazerosa e natural - como deve ser. Ainda, fiquei a pensar em alguns detalhes do cenário do sonho: reconheço o entorno da escola, as cores e nuances daquela rua. Reconheço aquela imbricação de outras duas ruas na avenida que se abria nas imediações. Reconheço aquele gramado plano estendido como tapete em frente à escola. Reconheço, enfim, minha cidade natal. E uma lembrança muito oportuna retorna: eu também tive uma P. em minha vida! Minhas primeiras lembranças enquanto criança se registram em um jardim (o gramado plano do sonho!) defronte a casa onde vivi dos dois aos cinco anos de idade. Era um lindo jardim com plantações de margaridas, que eu amava. Era meu universo de dentro e de fora, meu paraíso secreto e onde construí minhas primeiras histórias e fabulações. Depois que nos mudamos para outra casa, eu então com cinco anos de idade, a casa onde antes vivemos se tornou uma escola infantil. Chamada… P.! E foi assim que, nos anos seguintes, e até a adolescência, fui podendo acompanhar a casa da minha primeira infância se tornar o espaço de tantas...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: RECOBRANDO O FÔLEGO EM CASA E NA ESCOLA

Data: 31 de março de 2020

Personagem: Sonhadora 7
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios