Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Parecença

Quirino Rodrigues de Sousa conhece a região de Currais como ninguém, afinal, chegou por estas terras com dois anos de idade, em 1944. Sua família viu, veio e ficou. De acordo com seu finado avô, Avelino Rodrigues, não tinha morador, o lugar era uma baixada, e era serra de um lado a outro formando uma espécie de curral. Quirino cresceu tendo que trabalhar, mas também se divertiu, jogou, dançou e se casou. Diz que Currais mudou muito, mas está tranquilo e orgulhoso por toda sua família ter tido oportunidade de estudar e acentua que quatro de suas filhas têm curso superior.

Com dez anos de idade suportou uma das maiores marcas de sua vida, a separação de seus pais, e assim teve que trabalhar juntamente com sua mãe para sustentar seus dois irmãos mais novos. Por essa razão, não pôde estudar, não aprendeu a ler. Somente mais tarde passou a assinar seu nome. E, apesar de ter que trabalhar muito, arrumava sempre tempo para fabricar seus próprios brinquedos, seus carrinhos de madeira.

Palavras-chave: piauí, memória local, chs, currais
fechar

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Currais
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Currais
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Currais
tipo: Ilustração

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios