Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Ximirapi Awá-Guajá
Por: Museu da Pessoa, 27 de agosto de 2022

Quando os não indígenas nos perseguiram

Esta história contém:

Quando os não indígenas nos perseguiram

Vídeo

Ximirapy Awá Guajá nos conta que estava na floresta quando ouviu o som de tiros. O seu marido foi verificar e constatou que eram os brancos. Nessa movimentação, o branco percebeu que os Awá Guajá estavam pela região e soltou o seu cachorro que avançou e matou a avó dela. Eles com medo fugiram e se esconderam na mata. Quando voltaram para buscar a sua avó, notaram que o cachorro a havia devorado.

Os brancos destruíram e roçaram a mata todinha atrás dos Awá, mas eles já tinham se escondido, tirado o inajá para comer com palmito e caçado o jabuti da água e o jacaré. Quando estavam parados para moquear a caça, para comer o jabuti é necessário quebrar sua barriga com um pau para tirar a sua tripa e então assar, estavam sempre atentos com a chegada dos brancos. E assim, nessa vigilância constante, seguiram a caminhada para não serem atacados por mais invasores.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.