Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Orlando Ferraz Wanano
Por: Museu da Pessoa, 24 de setembro de 2022

Proveniente de outro lugar / YOARO PɄ MAHSÃ BUHAKɄ

Esta história contém:

Proveniente de outro lugar / YOARO PɄ MAHSÃ BUHAKɄ

Vídeo

Orlando é venezuelano

E é um bom artesão

Cheio de inspiração

É da etnia Wanano

Na bola é veterano

É um craque pescador

Pro povo é colaborador

Susana é sua companhia

Compartilha a moradia

Com Orlando sonhador

Orlando Ferraz relata que o pai morava na maloca na mata bem antes da chegada dos missionários, onde conheceu sua esposa, a mãe de Orlando. O seu pai levou sua família para Venezuela, percorreram vários rios para chegarem lá e morarem por um bom tempo, seu Orlando e seu irmão caçula nasceram na Venezuela e passaram lá na sua infância e depois de muito tempo voltaram para a comunidade de origem de seu pai. Chegando lá só falavam espanhol e sofriam bullying por isso, aos poucos foi se adaptando e falando a sua língua materna, o Wanano. Durante uma festa relatou que seus avós brigaram com os parentes e se mudaram para outra comunidade. O padre sentiu falta e mandou um bilhete buscando o retorno da família de Orlando, esse retorno acabou se concretizando.

Orlando conviveu com os artesanatos que o pai fazia, assim como com as técnicas da armadilha de pesca, mas não tinha uma preocupação em perguntar. Em 1995 chegou em Iauaretê para estudar, morou na comunidade Dom Bosco e seu pai chegava brevemente em Iauaretê pra receber benefício, com muita dificuldade concluiu seus ensinos, se alistou no exército, depois construiu sua casa e família. Vive há 40 anos em Iauaretê, ele fala, entende e escreve a sua língua materna e até hoje lembra das pescarias com o seu pai.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Proveniente de outro lugar / YOARO PɄ MAHSÃ BUHAKɄ
Data: 24 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / São Gabriel Da Cachoeira
Entrevistador: Suzane Wanano
Entrevistador: Renato Tukano
Vídeomaker: Josiane Tariana
Outro: José Tariano
Personagem: Orlando Ferraz Wanano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.