Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Projeto em movimento: Grupo Cultural Suça das Dianas #desafio5dias

Esta história contém:

Projeto em movimento: Grupo Cultural Suça das Dianas #desafio5dias

Vídeo

Fechar

OFICINA DE SUÇA EM 2019 NO COLÉGIO ESTADUAL ABILIO WOLNEY EM DIANÓPOLIS - TO

Dados da imagem A convite do Professor e escritor Wátila Misla Fernandes eu e meus filhos José Roberto, Marcos Daniel e Izabel,  fomos dar uma oficina para estudantes do ensino médio. Onde aconteceu a imersão dos estudantes na dança da suça, manifestação cultural afro-brasileira do Tocantins.

Período:
Ano 2019

Local:
Brasil / Tocantins / Dianópolis

Imagem de:

História:
Projeto em movimento: Grupo Cultural Suça das Dianas #desafio5dias

Crédito:
Professora Roberta

Palavras-chave:
suça, cultura, quilombo, identidade

A convite do Professor e escritor Wátila Misla Fernandes eu e meus filhos José Roberto, Marcos Daniel e Izabel, fomos dar uma oficina para estudantes do ensino médio. Onde aconteceu a imersão dos estudantes na dança da suça, manifestação cultural afro-brasileira do Tocantins.

Complementos

Grupo cultural Suça das Dianas na abertura do evento da justiça eleitoral: + Mulher +Democracia. Grupo Cultural Suça das Dianas Dianópolis – TO O grupo cultural Suça das Dianas é um projeto voluntário, sem fim lucrativo idealizado pela professora e mestranda Roberta Tavares de Albuquerque Menezes, com o objetivo de preservar e dar visibilidade a esse patrimônio histórico e cultural do Tocantins. Dianopólis tem na sua história a dança da suça no Quilombo de Lajeado, em Contagem e nos festejos da Sucupira e das Missões, todas na área rural desse município. Vendo a necessidade da área urbana reconhecer e valorizar essa expressão tradicional e secular, a professora e seus filhos que são oriundos do Quilombo de Chapada da Natividade, e integrantes de grupos de suça daquela região iniciaram o trabalho com oficinas em 2019, a convite do professor, mestre e doutorando Wátila Misla nas escolas e comunidades de Dianópolis. Após a pandemia, dando continuidade ao projeto em 2022 buscamos crianças e jovens para estruturar o Grupo Cultural Suça das Dianas. O nome do coletivo é uma homenagem ao município por ser também conhecido como Terra das Dianas. O público alvo do projeto Suça em Movimento são crianças e adolescentes que aprendem naprática a vivência secular dos seus antepassados. Pertencimento, identidade histórica e cultural, resistência e valorização de suas raízes é a marca desse coletivo. Eles aprendem de forma teórica e prática a cultura da dança da suça. O projeto por ser voluntário e sem fins lucrativos necessita de apoio para aquisição de instrumentos e vestuários além de pessoas que queiram se voluntariar para auxiliar nos aulões que são quinzenais. O que precisa saber para participar: • Ter vontade de conhecer e preservar a cultura e história da suça; • O aulão tem duração de uma hora (1 hora); • Ter pontualidade nos horários dos aulões; • Ter compromisso com as atividades escolares; • Ter bom comportamento em casa e no meio social; • Ao sair de casa para os aulões já sair alimentado pois não fornecemos lanche; • Levar a garrafinha de água; • Os integrantes que não utilizarem o transporte coletivo e que voltam para casa sozinhos, os responsáveis precisam deixar avisado; • As crianças que não vão para casa sozinhas, os responsáveis devem levar e permanecer no local até o final do aulão.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.