Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Tânia Aparecida Robuste, 21 de novembro de 2016

Professora por falta de opção, não por escolha

Esta história contém:

Professora por falta de opção, não por escolha

Nasci em uma fazenda Bela Vista, no interior de Minas Gerais no município de Itamogi, no dia 13 de fevereiro de 1968. Meus pais já tinham um filho e eram lavradores, com uma vida muito difícil na roça. Mudamos para Itamogi quando eu tinha 7 meses, meu pai comprou um bar, ele e minha mãe começaram a trabalhar sem parar e foram melhorando. Eu tive uma infância fantástica, brincava o dia todo com as coleguinhas da rua, eram muitas. Quando tinha 7 anos nasceu meu irmão Fábio, e depois com 10 anos minha irmã Elaine, assim éramos em 4 irmãos. Vivia uma vida feliz quando comecei com algumas dores, muita sede, não dormia direito e fui emagrecendo sem parar, lembro que meu pai não sabia mais o que fazer, me levou em vários médicos e ninguém descobria o que eu tinha, até em curandeiro já havia me levado e eu só piorando. Até que um médico conversando com ele, disse que poderia ser diabetes ( na época não faziam exames em crianças, achavam que era doença somente de pessoas mais velhas). Ele me levou rapidamente para fazer os exames e constatou que era realmente diabetes, fui para Ribeirão e comecei o tratamento. Não me esqueço do que o médico disse me deixando em pânico: ¨De agora em diante você vai tomar injeção para o resto de sua vida ¨. Eu fiquei muito triste, pois tinha apenas 11 anos, uma adolescente, eu era vista como um ET. Naquela época não havia nada diet, sofri muito pois não aceitava a doença, mas enfim continuei vivendo, estudando, trabalhando, fiz magistério, mas nunca me passou pela cabeça ser professora, foi falta de opção. Comecei faculdade em Guaxupé de Ciências, fiz um ano, tranquei a matrícula e me mudei para Franca, fiz faculdade de processamento de dados (não gostei), comecei a trabalhar no Banco, me formei, voltei para faculdade, fiz mais um ano de Ciências e também Matemática. Me casei em dezembro de 1992 e tive uma linda filha em1993, foi uma gravidez de risco (diabetes). Em 1996 mesmo...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.