Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Lia Cristina Lotito Paraventi, 25 de novembro de 2019

Professora, esposa, mãe

Esta história contém:

Professora, esposa, mãe

Esta é a história de Luciana Farias de Oliveira, 45 anos de idade, hoje professora na Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba, São Paulo. Esposa, mãe de três lindos filhos.

Luciana leciona para uma turma de 5º ano. Possui um grande amor por libras, sendo interprete na igreja onde congrega.

Acredita ser incrível a capacidade que o ser humano tem de resgatas memórias e compartilha-las.

É assim, que esta história se inicia...

Luciana Farias de Oliveira nasceu no dia 17 de fevereiro de 1974, em Itapevi, São Paulo. É a mais velha de uma família de três irmãos. Nutri uma paixão por libras e dança do ventre. Considera a dança como um dos exercícios mais completos para se praticar.

Filha de militar, viajava com muita frequência. Devido seu pai seguir tal profissão, e não fixar residência por um longo período em um determinado lugar, mostrou-se um pai muito compreensivo, pois a ausência a afetava bastante, então para compensar a levava para o quartel, onde vivera momentos de muita diversão e alegria.

Sempre considerou sua mãe uma mulher guerreira, forte, pois trabalhava o dia inteiro para contribuir com as despesas da casa e estudava durante o período da noite. Luciana diz que sua mãe “sempre foi dedicada e protegia seus filhos como uma leoa protege seus filhotes”.

Todo o tempo em que sua mãe estudou, lembra com muito carinho de seu pai esperando-a no portão de casa com um cobertor e um prato de sopa bem quentinha nos momentos de frio.

Durante seu período escolar na infância, Luciana nunca procurou fazer amigos, pois saberia que mudaria em breve.

Sempre passava o fim de semana na casa de sua avó materna, onde se reunia toda família para o almoço. Lá brincava muito com seu irmão e primos de jogar mamona, andar escondido na linha férrea.

Uma lembrança memorável foi quando ela e sua prima brigaram por um carretel de linha. Sua avó quando viu tal ação, as pegou pelos cabelos e indagou que prima não...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios