Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Noriko Izumi Kawabata
Por: Camila Tiemi Izumi Crivellari, 2 de outubro de 2017

Professora, com muito amor!

Esta história contém:

Professora, com muito amor!

Noriko Izumi Kawabata é professora e escritora local, muito conhecida na comunidade onde vive pelo trabalho que realiza. Seus pais vieram do Japão, mas como eram de localidades opostas da ilha, se conheceram só aqui no Brasil. Ela nasceu em sua casa, no sítio, em 29 de abril de 1964, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo - SP, com a ajuda do pai e do irmão mais velho, pois não deu tempo da parteira chegar, e como o pai já havia presenciado o nascimento dos outros sete filhos, ele sabia como ajudar. Mudou-se para a cidade com 9 anos, foi quando conheceu a televisão, pois até então só o rádio era a atração da casa, todos se reuniam para ouvir rádio na sala. Entrou na escola com 7 anos, sempre sentava na primeira carteira na sala de aula, por ser baixinha. Em sua juventude gostava de ouvir música na casa das amigas, falava para os pais que depois da escola ia estudar com as colegas para ir à casa delas ouvir músicas, estourar pipoca e “fazer touca” no cabelo. Sempre quis ser professora, portanto cursou magistério e fez faculdade de letras e pedagogia. É casada, tem 2 filhos e atualmente leciona na creche para crianças de 3 anos, e diz que sua motivação diária vem de poder acordar todos os dias e ter novas oportunidades.

Texto coletivo do 4ºano A, professora Camila Tiemi Izumi, EMEF "Prof. Sebastião Jacyntho da Silva" - Santa Cruz do Rio Pardo-SP.

Fechar

passaporte

Dados da imagem passaporte dos pais de Noriko que vieram do Japão

Período:
Ano 2017

Local:
Brasil / Santa Cruz Do Rio Pardo

Imagem de:
Noriko Izumi Kawabata

História:
Professora, com muito amor!

Crédito:
professora Camila

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
japão, documento, professores, passaporte

passaporte dos pais de Noriko que vieram do Japão

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.