Quando falou sobre sua trajetória, em 2008, o pianista Charles Franz tinha 82 anos e tantas lembranças para registrar que sua entrevista teve de ser dividida em duas partes. Em ambas, sobressai das histórias, desde a infância, na Alemanha, às passagens pelo Uruguai, pela Argentina e pelo Brasil, a profunda paixão que ele sempre nutriu pela música. Foi em Buenos Aires, depois de muito se apresentar em bares, que ele desenvolveu o revolucionário método de ensino que seria eternizado com o seu nome e que permitiria aos leigos aprender a tocar piano logo nas primeiras aulas. Para Charles, ser professor da arte que tanto amava era mais do que uma profissão; tratava-se de uma “tarefa humana”, que o deixava feliz ao poder tirar dos alunos mais do que boa música, sorrisos.

Meu nome de nascimento é Francisco Carlos Jorge Jaschkowitz Breslaver, mas, na realidade, sou conhecido pelo nome Charles Franz, que é um pouco mais fácil, mais curtinho. Eu nasci em 8 de novembro de 1925 na Alemanha, na cidade de Breslau, que é uma antiga cidade universitária, onde Kurt Masur ...Continuar leitura

Projeto Ponto de Cultura - Museu Aberto Depoimento de Charles Franz Entrevistado por José Santos (primeira parte); Maria Lenir Justo e Laudiceia Benedito (segunda parte) São Paulo, 09/05/2008 (primeira parte); 16/10/2008 (segunda parte) Realização: Museu da Pessoa Entrevista PC_MA_HV114 Transcri...Continuar leitura

Título: Professor dedicado, pianista apaixonado

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo