Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Charles Franz
Por: Museu da Pessoa, 9 de maio de 2008

Professor dedicado, pianista apaixonado

Esta história contém:

Professor dedicado, pianista apaixonado

Vídeo

Meu nome de nascimento é Francisco Carlos Jorge Jaschkowitz Breslaver, mas, na realidade, sou conhecido pelo nome Charles Franz, que é um pouco mais fácil, mais curtinho. Eu nasci em 8 de novembro de 1925 na Alemanha, na cidade de Breslau, que é uma antiga cidade universitária, onde Kurt Masur fez o Doctor Honoris Causa. Uma cidade no leste da Alemanha, que tem a própria orquestra sinfônica, ou seja, é uma cidade bastante interessante.

Naquela época, não era como hoje, que vivemos praticamente rodeados de música, da mídia. O rádio estava em seu começo, e, quando escutei música pela primeira vez, fiquei absolutamente estarrecido, ou seja, a música foi desde muito cedo, estou falando dos dois anos, certo? Fui muito receptivo à música, e aos quatro anos já dei minha primeira atuação com a flor em um fraque, ante 300 pessoas.

Na idade dos 12 anos, eu imigrei da Alemanha ao Uruguai primeiro e logo à Argentina. Primeiramente, porque meu pai tinha sangue judeu, não era judeu completo, mas tinha sangue judeu, e também minha mãe tinha algo de sangue judeu. Então, já havia razão mais do que suficiente. Ou seja, meu pai fugiu da Alemanha em 1935 e foi a Viena. Já se via nos países que rodeavam a Alemanha que alguma coisa havia de nuvens pretas e que alguma coisa ia acontecer. Então, minha mãe conseguiu se divorciar de meu pai para conseguir levar-me à América do Sul porque não queria, como ela falava, que eu fosse alguma vez carne de canhão. Naturalmente, nessa época, eu escutava mais que uma vez na rua os discursos de Hitler.

Eu tinha 12 anos. E aos três dias que já havia chegado a Montevidéu, ganhei um contrato de sete meses para cantar na emissora mais importante da época que se chamava Rádio Espectador de Montevidéu. Eu tive esse contrato de sete meses na Rádio Espectador como criança cantora. E me acompanhava, não eu mesmo, se não me acompanhava por casualidade, o diretor da rádio. Ou seja, durou sete meses e, quando...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.