Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Maria Rojas Desana
Por: Museu da Pessoa, 23 de setembro de 2022

Por falta de benzimento, adoeceu / BAHSENO YA MANIGO WEHOKO

Esta história contém:

Por falta de benzimento, adoeceu / BAHSENO YA MANIGO WEHOKO

Vídeo

Maria Rojas é Desana

Vem do rio Papuri

Carrega consigo histórias

É é mestra no caxiri

Também prepara o aluá

Que vem do abacaxi

Maria nasceu na comunidade Santa Marta, no rio Papuri, onde viveu até seus dois anos de idade, quando foi morar na cidade Mitú com sua família durante 10 anos. Seu pai era um grande caçador e a mãe grande agricultora. Na roça da família havia uma variedade de plantas frutíferas. No retorno para sua comunidade de origem, Maria teve dificuldade de convivência com seus pais, mas o avô a educou com a maior compreensão e sabedoria. Chegando em Iauaretê para estudar, notou muita diferença em sua nova vida. Aos 16 anos de idade estudava a 5ª série, quando ela conheceu o seu atual marido. Casou-se e deu à luz a cinco filhos, três meninos e duas meninas. Maria Rojas trabalha na roça, vende farinha, beijú e outros produtos. Em sua infância, ela não foi benzida, tampouco em sua primeira menstruação, sofrendo ataque dos espíritos da natureza, padecendo doente. Orientou a seus filhos para terem cuidado e respeitarem os lugares sagrados.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Por falta de benzimento, adoeceu / BAHSENO YA MANIGO WEHOKO
Data: 23 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauaretê - São Gabriel Da Cachoeira
Entrevistador: Suzane Wanano
Entrevistador: Renato Tukano
Vídeomaker: Edivirgem Tariano
Personagem: Maria Rojas Desana
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.