Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Lenice Silva Viegas
Por: Museu da Pessoa, 26 de julho de 2021

Ponto de coragem

Esta história contém:

Ponto de coragem

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Meu primeiro contato com a dança foi na igreja, no ministério com 5 anos de idade, e logo depois eu tive o meu primeiro contato com o balé, e o balé ele chegou na minha vida por causa do divórcio dos meus pais. A minha irmã teve que assumir a casa porque a minha mãe teve depressão e eu era muito nova. Então a minha irmã assumiu as pontas da casa, e eu lembro que ela e minha mãe me colocaram, procuraram o balé para eu poder melhorar e crescer tranquilamente porque eu tive dislexia, desenvolvi dislexia, desenvolvi anorexia, então desenvolvi a anemia também por conta de toda situação emocional, a gente criança acaba não lidando com as situações, então foi através das dores que o balé surgiu na minha vida. A dança foi a partir da igreja, e o balé foi a partir de dores, mas foi a melhor coisa que me aconteceu, eu comecei a fazer balé clássico aqui na Vila Olímpica da Maré com a professora Patrícia e não fiquei por muito tempo porque surgiu uma oportunidade de fazer uma prova para bolsista na Eslava Golenco na Ilha do Governador, fiquei eu acho que 3 meses aqui na Vila Olímpica fazendo balé clássico, fiz a prova de bolsista na Eslava Golenco e passei. Então fiquei muito feliz.

Isso influenciava muito, porque eu estava em uma escola particular na Ilha do Governador, e eu vim, eu sou da favela, eu já era bolsista em escola paga, pelo menos no período que eu estava dentro da escola existia um certo distanciamento, eu lembro que apresentações, por exemplo, em uma das apresentações, a minha mãe e a minha irmã ouviu um dos pais reclamando com a professora de que aquela bolsista ia dançar mais uma coreografia e a filha pagante dela não iria dançar, isso era uma reclamação que ela tinha porque existia muito isso, poxa ela é bolsista já é para baixo, mora na favela mais baixa ainda, não tem nem carro para levar para os festivais, precisa de carona. Então isso eram coisas que eu ouvi dentro da escola, não...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Lenice Silva Viegas

Entrevistado: Paula Ribeiro / Isabel Barbosa

26/07/2021

Realização: Museu da Pessoa

Projeto: Mulheres da Maré Dignidade Resiliência e Arte

Entrevista MDRA_HV002

00:01:08

P/1 - Boa tarde Lenice, muito obrigada por ter aceitado prontamente o convite para participar do nosso projeto, e contribuir com o seu depoimento, história de vida e narrativas para o nosso trabalho. Obrigada meninas pela parceria. Obrigada Isabel, pesquisadora também do projeto. Bom, no início.... Vamos começar do comecinho? Queria seu nome completo, local e data de nascimento, por favor?

R - Lenice Silva Viegas aqui do Parque União Rio de Janeiro, 20/12/1994

00:01:43

P/1 - Você conhece a história do seu nome?

R - Conheço, conheço o significado na verdade, significa flor imaculada.

P/1 - Sabe por que a mãe deu esse nome, ela gostava?

R - Na verdade, meu pai que escolheu, ele diz que era o nome de uma jornalista da época, que ele achou bonito e que ele colocou, mas cada um conta uma história de vez em quando, mas eu acredito muito nessa.

00:02:08

P/1 - Você tem apelido?

R - Tenho, quando eu era mais nova tinha o apelido de Leleca e até hoje me chamam de Lelê, para as crianças tia Ninice.

00:02:17

P/1 - E quem te chamava?

R - Uma amiga muito próxima quando eu era criança e agora quem me chama normalmente são os meus amigos próximos, meu esposo, minha irmã que me chama muito de Lelê hoje, é o mais presente.

00:02:30

P/1 - Sobre a sua irmã, o nome dela, data de nascimento, é mais velha, como é que é?

R - Mais velha, 10 anos mais velha que eu, somos só duas. Minha mãe só teve duas, esperou um bom tempo para ter eu de volta, e o nome dela é Jeane Viegas Silva, acho que eu acertei o nome da minha irmã, dia 12/03/1984 que ela nasceu.

00:02:53

P/1 - Nome completo da mãe, do pai, origem, se você conhece um pouquinho por favor?

R - Testando memórias. Não sei a origem do nome da minha mãe, nem do meu pai, mas o...

Continuar leitura

Título: Ponto de coragem

Data: 26 de julho de 2021

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Entrevistador: Paula Ribeiro
Transcritor: Lids Ramos
Personagem: Lenice Silva Viegas
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios