Em sua entrevista, Nelson Tembé relata as suas memórias desde a infância até as histórias mais recentes. Ele fala das viagens que fez pelo Brasil e também fora do país, da importância da resistência dos povos indígenas, e de como enxerga a relação entre os povos indígenas e os não indígenas. Ainda narra as suas experiências sendo Pajé, ressaltando as suas crenças que são as tradicionais, ligadas às experiências com o sobrenatural. Ele também fala das suas experiências caçando e pescando, das mudanças que a comunidade onde viveu passou ao longo dos anos e as várias mudanças que fez ao longo da vida. Por fim, destaca a importância e a necessidade da preservação das memórias dos povos indígenas.

Jenipapo tem ciência, jenipapo tem ciência, não bota, não faça pintura da mãe d’água, um tempo ali no Januário mãe d’água levou duas menina até hoje, lá no Santa Maria, aqui tem respeitado naquele tempo, os velho dizia, avó dizia “não, não pode andar por aí não”, até hoje, ...Continuar leitura

Título: Pintura da Mãe d’água

Data: 13/03/2022

Local de produção: Brasil / Maranhão / Bom Jardim

Entrevistador: Anderson Guajajara Personagem: Nelson Tembé Entrevistador: Anônimo Revisor: Nataniel Torres Patrocionador: Vale Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.