Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhadora 40
Por: Inventário de Sonhos, 2 de abril de 2020

PESSOAS VIVAS OU MORTAS?

Esta história contém:

PESSOAS VIVAS OU MORTAS?

Anoitecia. Nos encontrávamos eu, minha filha e meu marido na sala/ateliê que tenho, mas o sofá e a TV estavam dispostos num corredor (que não existe) e a TV estava na frente de uma janela de vidro. Ouvi um barulho, fui até a janela e a abri. Na última claridade do dia vi um homem magro e com um semblante de barba rala e doente, vindo com dificuldade pelas telhas do andar debaixo em direção à janela. Ele não conseguiu chegar, foi caindo para trás e caiu num poço de luz da casa. Não ouvi o som da queda. Olhei para o telhado logo abaixo da janela e percebi que havia partes com telhas quebradas e que por esses buracos eu via pessoas - vivas ou mortas? - amontoadas e apertadas sob o telhado do andar de baixo. Fiquei quieta sem conseguir contar do que tinha visto. Fechei a janela e descemos para a cozinha. Na nossa cozinha uma parte diferente também estava acrescentada à como ela é na realidade. Havia um corredor e atrás uma área envidraçada que era o poço de luz. Quando meu marido se aproximou de mim eu disse: há pessoas ali, caíram do telhado. Ele abriu a porta e entrou nessa área que era um jardim de inverno. Eu não fui. Depois de um tempo ele voltou à cozinha e disse que tinha ajudado e encaminhado, que eram dois homens doentes e feridos.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Tenho marido e filha médicos, outra filha psicóloga. Foi um pesadelo, no sonho senti culpa por não ter contado minha angústia e medo das pessoas que vi da janela. Depois senti um grande alívio pq meu marido conseguiu fazer o que precisava ser feito. Penso que mostra o medo que tenho de perdê-los ao mesmo tempo que sei e compreendo que, correndo o risco, são as pessoas que estão na linha de frente e são importantes para todas as outras pessoas .

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: PESSOAS VIVAS OU MORTAS?

Data: 2 de abril de 2020

Personagem: Sonhadora 40
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios