Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Nasci no dia 21 de dezembro de 1971, numa casa simples da periferia da cidade de Feira de Santana, Bahia, pelas mãos de uma parteira. Filha da jovem de dezessete anos, Elza Santana de Jesus e de Alfredo de Jesus. Em minhas veias sempre carreguei o desejo de fazer a diferença em minha casa e na vida das outras pessoas pois cresci em meio às limitações causadas pela pobreza e preconceito.

Desde muito pequena sempre vi a escola como ferramenta de construção da minha vida, pois o meu pai, apesar de não ter muito estudo, entendia que apenas a educação poderia mudar nossa vida. Cresci fazendo parte de tudo que a escola oferecia. Participei das festas, dos concursos, das atividades, dos esportes, das datas comemorativas, das aulas de canto e de tudo mais que fazia parte do currículo da escola. Na verdade, eu vivia na escola e amava ler. Eu sentia nos olhos dos meus pais o quanto eles tinham orgulho de mim e de tudo que eu fazia, assim como dos meus irmãos.

A minha infância de pé no chão em meio ao cimento, bloco e livros foi regada com muito amor e respeito pela minha família. Muito cedo tive a infeliz experiência de estar em um acidente de carro e perder um irmão muito amado, ver o meu pai ficar com problemas em uma perna e deprimir. Toda família adoeceu junto com ele. Talvez eu e os meus irmãos não imaginássemos o quanto estava difícil para os adultos naquele momento. O tempo passou mas as lembranças permanecem. No entanto, todas as dores e de alegrias pelos quais passei fizeram de mim quem sou hoje, uma mulher resiliente, capaz de lidar com a vida de forma transformadora e consciente mas sem abrir mão da sutileza das emoções e leveza nas ações.

O engraçado é, que por escolha da minha mãe, fiz Magistério e concurso para professor do Estado da Bahia e aprendi a amar. E assim que terminei o Magistério, escolhi fazer Licenciatura em Letras na Universidade Estadual de Feira de Santana. No entanto, como todo brasileiro,...

Continuar leitura
Palavras-chave: desafio5dias, dagmar santana, vida

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.