Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Paulinho dos Miúdos

Esta história contém:

Paulinho dos Miúdos

Vídeo

Paulo Geraldo Barbosa, nascido em Fortuna de Minas, criado em sete lagoas, mudou-se para o bairro São Bernardo em BH em 1960, e para Santa Luzia em agosto de 1965, local onde permaneceu a maior parte da vida.

Devido a uma deficiência no olho que muitas vezes o impedia de trabalhar em serviços formais, tinha de recorrer ao INSS, no entanto algumas vezes o INSS não o dava suporte devido a intermitência da gravidade do problema no olho. A partir disso ele fez diversos “bicos” para conseguir se manter e manter sua família. Trabalhou como pedreiro, construindo casas populares no frimisa, vendia ferro velho, foi dono de buteco, trabalhou em olaria fabricando tijolinhos. Paulo chegou a trabalhar na construção do Jockey do Serra Verde construindo padoques, áreas de restaurante, arquibancadas e baías.

Ficou muito conhecido na cidade por volta dos anos 70 como Paulinho dos Miúdos. Devido a ter vendido miúdos de porco quando a cidade ainda não contava com açougues. Paulo comprava os miúdos do matadouro dos irmãos Carvalho na parte alta de Santa Luzia. Inicialmente ia de ônibus com latas de 18 litros e voltava com elas cheias. Quando conseguiu ter um pouco de lucro, Paulo fez o investimento em uma moto pouco potente e que direto o deixava n a mão, mas mesmo assim continuou a vender os miúdos.

Após conseguir comprar uma moto melhor, em 1970 ele conseguia rodar por toda Santa Luzia e bairros da região norte de BH vendendo os miúdos. Ele adaptou a moto instalando uma carroceria de madeira onde colocava quatro latas de 18 litros, colocava miúdos entre as pernas sobre o assoalho da moto e também em um cesto que jornaleiro que levava na parte da frente e saia a vender. Ele vendeu miúdos por 12 anos, tendo parado no início dos anos 80 devido ao fechamento de pequenos frigoríficos em decorrência da peste suína, que atingiu fortemente o setor e com as exigências da fiscalização, muitos açougues não conseguiram se adaptar, como o caso do...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Paulinho dos Miúdos

Personagem: Paulo Geraldo Barbosa
Autor: Núcleo Museu da Pessoa de Santa Luzia - MG

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios