Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: , 7 de abril de 2021

Paula Modas

Esta história contém:

Paula Modas

Vídeo

Meu nome é Ana Paula Tasinaffo de Mello. Nasci em 8 de abril de 1969, em Ribeirão Preto. Meu pai é Paulo Sebastião Tasinaffo. E a minha mãe, Nelza Aparecida Ferri Tasinaffo. Eu sou descendente de italianos dos dois lados. Os dois vieram da Itália. A minha avó, por parte do meu pai, nasceu aqui em Batatais. Da parte da minha mãe, meus parentes vieram da Itália, mas os meus avós nasceram em Cravinhos. Então, todos somos descendentes 100% de italiano. Eles vieram para trabalhar em fazendas.

A minha mãe trabalhava na Chapelaria Olímpica, que era lá no centro. E o meu pai na Principal, do “seu” Monteiro. Eles eram vendedores, aí se conheceram, namoraram, e meu pai quis montar a feira. Eles montaram duas barracas e se casaram em 1963. Depois, em 1967 começaram a loja, mas ainda não era Modas Paula - o nome era Elite Presentes, Cama, Mesa, Banho e Tecidos, uma coisa assim. Ele abriu na esquina, na Avenida da Saudade, 969. Depois que eu nasci, apareceu uma outra loja com o mesmo nome em Campinas, e eles mudaram para Modas Paula.

Eu nasci no Campos Elíseos, na Rua São Paulo. E naquela época eram só casas. Tinha algumas casas com grandes quintais, tipo uma chácara pequena, onde as pessoas criavam galinha. Aí, com uns 14 anos, nós mudamos pra Rua Hermínio Morandini, no Jardim Mosteiro, porque meu pai comprou a casa. E lá, até hoje, é nossa.

Naquela época era tudo diferente. Eu lembro que eu brincava na rua, jogava vôlei, você podia sentar num portão, brincava de boneca. Eu comecei a ir mais para o centro de Ribeirão na época em que eu comecei a namorar o meu esposo. A gente ia pra comer pão de queijo, porque naquela época não tinha muitos lugares pra ir.

Estudei no Círculo Operário. Depois, quando eu fui pro primeiro colegial, no Thomaz Alberto. Aí eu fui fazer Magistério no Santa Úrsula. Depois que eu me formei, fui trabalhar no Vita et Pax, para dar aula pra criança. Trabalhei no...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020 e 2021

Ana Paula Tasinaffo de Mello – Modas Paula

Entrevista História de Vida HV_041

Ribeirão Preto, 07 de abril de 2021

Transcrita por Selma Paiva

P1- Bom, pra começar, eu gostaria que você dissesse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R1- Meu nome é Ana Paula Tasinaffo de Mello. Nasci em oito de abril de 1969, em Ribeirão Preto.

P1- Legal. E qual é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1- É Paulo Sebastião Tasinaffo. E a minha mãe, Nelza Aparecida Ferri Tasinaffo.

P1- Legal. Você conheceu ou conhece ainda os seus avós? Por parte de pai e mãe.

R1- Não. Já não tenho nenhum. Já faleceram, já. Os meus avós.

P1- Você pode falar o nome deles, se lembrar?

R1- Os pais do meu pai - que o meu pai também é falecido, né - vieram da Itália, né? Dos dois lados, eu sou descendente de italianos dos dois lados. Os dois vieram da Itália. A minha avó, por parte do meu pai, nasceu aqui em Batatais, né?

R2- É.

R1- Batatais. E a minha avó, os meus avós também, por parte da minha mãe, vieram da Itália. Só que eles nasceram em Cravinhos, os meus avós. Então, todos somos descendentes cem por cento de italiano. (risos)

P1- De italiano.

R1- É.

P1- Que legal! E você sabe o que eles vieram fazer em Cravinhos, em Batatais? Eles foram trabalhar naquelas fazendas de café? Ou já foram pra cidade?

R1- Isso. Foram trabalhar em fazendas, né, mãe?

R2- É.

R1- Foram em fazendas de café.

P1- Em fazendas.

R1- É. Isso.

P1- E aí a sua mãe já nasceu em Ribeirão? Ou nasceu lá, nas fazendas?

R2- Ribeirão.

R1- Não. Nasceu em Ribeirão, né? O meu pai também. Nasceram em Ribeirão, já. Porque aí eles já tinham a casa aqui em Ribeirão, né? O meu pai sempre... o pai dele era...

R2- Chofer de praça.

R1- Chofer de praça, na época eles falavam, né? Chofer de praça.

P1- É. Chofer de praça.

R1- É. Isso. E eles...

Continuar leitura

Título: Paula Modas

Data: 7 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios