Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Valeria Tessari

Para falar do tempo, espaço

Esta história contém:

Para falar do tempo, espaço

Cá estou eu procurando as palavras para contar minha história e me assalta a lembrança de um livro que fala de coisas que parecem encontradas dentro de mim. É Gaston Bachelard que, em A Poética do Espaço, escreve quase que sobre mim, e certamente para mim. Este autor - que eu nem conheço tão bem, mas que me conhece profundamente - me dá a chave para esta escrita ao me soprar no ouvido: “mais urgente que a determinação das datas é, para o conhecimento da intimidade, a localização nos espaços da nossa intimidade.” Estes “espaços da nossa intimidade” são nossas casas. Espaços que tentam conter, reter o tempo vivido. Vou narrar os espaços para falar do tempo. Desde muito pequena fui apegada a minha casa de um jeito especial. E durante muitos anos – até conhecer o texto de Bachelard – eu achava que esta era apenas mais uma das minhas esquisitices. O curioso é que, diante desta relação especial que tenho com a casa, poderiam pensar que nasci e cresci no mesmo lugar e por isso me apeguei. Mas não. Não sei contar em quantas casas morei. Mudávamos muito. Tanto de casa, quanto de cidade. Resultado disso é que não me sinto nem paranaense, nem matogrossense, talvez um pouco catarinense ou também paulista. Mas não sei ao certo, depende do vento. Uma coisa que eu sempre pensava (e ainda penso) quando mudava para uma casa nova era “quando será que vou me sentir ‘em casa’ aqui?” Queria saber quando aquela sensação de casa nova e estranha iria embora. Nunca notei o tal momento, mas sempre havia uma hora em que eu me apropriava daquele lugar. Meu corpo desviava dos móveis automaticamente, eu podia acender a luz do quarto no meio da noite sem tatear metros procurando o interruptor ou andar até outro cômodo mesmo no escuro pois o caminho estava gravado no meu corpo, na minha mente. Eu havia internalizado aquele espaço e, finalmente, me sentia em casa. Talvez eu não seja capaz de descrever cada casa em que morei com minha...

Continuar leitura

Imagens (1)

Fechar

Linha do Tempo

Dados da imagem Linha do tempo de Valéria Tessari

Imagem de:
Valeria Tessari

História:
Para falar do tempo, espaço

Tipo:
Fotografia

Linha do tempo de Valéria Tessari

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.