Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Mário Ambuba
Por: Museu da Pessoa, 28 de novembro de 1993

Paixão que não mede esforços

Esta história contém:

Paixão que não mede esforços
fechar

Mário Ambuba

Mário Ambuba, de 79 anos, em sua residência na Bela Vista. A foto é do dia da sua viagem ao Japão para assistir o jogo entre SPFC e Milan.

período: Ano 1993
imagem de: Mário Ambuba
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Visita a Sastre - Viagem

Visita cortesia. Ele já não era mais jogador. A personagem é Don Antonio Sastre, "El Maestro", em Avellaneda.

período: Ano 1950
local: Argentina / Buenos Aires
imagem de: Mário Ambuba
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Acompanhamento das obras do Morumbi

Ambuba, populares e a sua bicicleta, sua condução. Ambuba ia de bicicleta desde a Paulista, quase diariamente, para acompanhar e torcer pelas obras do estadio.

local: Brasil / São Paulo / Morumbi - São Paulo
imagem de: Mário Ambuba
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Inauguração Pacaembu - Evento futebolístico

Mário Ambuba segurando a placa dos juízes da Liga de futebol do estado de São Paulo.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Mário Ambuba
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Liga Paulista de Futebol (filiada a CBD)

"Mário Ambuba - Juiz Official da LPF"

período: Ano 1937
local: Brasil / São Paulo / São Paulo/sp
imagem de: Mário Ambuba
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Documento

Mapa Ambuba

São Paulo - 1914 Campinas - 1934 São Paulo - 1934

imagem de: Mário Ambuba
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Mapa

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol ClubeDepoente: Mário AmbubaEntrevistado por: Marina, Rodrigo e ManoelSão Paulo, 28 de novembro de 1993Entrevista nº 007Revisado por Lucas LaraProjeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol ClubeDepoente: Mário AmbubaEntrevistado por: Marina, Rodrigo e ManoelSão Paulo, 28 de novembro de 1993Entrevista nº 007O meu nome é Mário Ambuba, nascido em São Paulo, capital na Rua Oriente, 333, atualmente um edifício, era um sobrado, papai tinha uma loja na frente, na Rua Oriente. Há muitos anos atrás. Nasci em 20 de julho de 1914.P - Nome do seu pai?R - Nome do papai Abdo Ambuba, de mamãe, ambos falecidos, Nadima Haddad Ambuba. Meus avós maternos não me vêm na memória, eram bons, etc.P - Eles nasceram onde?R - Nasceram na cidade de Homs.P - O quê que o sr. seu pai fazia?R - Papai tinha loja na Rua Oriente, depois posteriormente teve uma indústria. Ele teve a primeira indústria de roupinha de criança, depois uma tecelagem junto com o meu falecido irmão. E infelizmente ambos faleceram, né? Que mais que podia...P - Como que era sua família, seu irmãos?R - Éramos todos amigos. Perdi um irmão num desastre na Via Anchieta, ele ficou aleijado, ficou atacado do coração. Agora vão fazer dois anos faleceu. Família muito unida, muito amorosa, benquista na sociedade. Papai é fundador do clube Homs, tem até placa erigida. Mamãe, prendas domésticas, uma santa mãe, como todas as mães são. E fica no coração da gente, quando a gente perde um ente querido, nunca sai da... Perdi meu irmão, noivo, na Via Anchieta, a culpa era de um mulher que sai de uma pista pra outra. Um faleceu na hora, entrando no hospital. E outro, salvamos ele depois de horas e horas na operação, mas ficou atacado do coração, infelizmente faleceu há pouco tempo, dois anos.P - Como era a infância do sr.?R - A infância minha era na Rua Oriente, onde eu nasci. Era nossa casa própria, era um sobradão. Eu era... Continuar leitura

Título: Paixão que não mede esforços

Data: 28 de novembro de 1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Mário Ambuba
Revisor: Lucas Lara
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios