Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 14 de julho de 2022

Paixão pela Educação

Esta história contém:

Paixão pela Educação

Vídeo

Meu nome é Ana Amélia Brügger Junqueira Lopes. Eu nasci em Além Paraíba, uma cidade na Zona da Mata mineira, no dia 24/04/1964. Aos quatro anos de idade, a minha família se mudou para Itajubá, no sul de Minas Gerais. Ficamos ali, até quando eu vim para Bahia, aos 24 anos de idade.

O pai dos meus filhos, que é falecido, Sérgio, era químico, e eu era professora. E por uma série de razões, que seriam horas para eu contar, a gente só se encontrava aos finais de semana ou a cada quinze dias, por questões profissionais. Meus irmãos, que mexiam com terra, souberam desse novo espaço agrícola que estava sendo aberto no Brasil, e aí vieram para cá. A gente ficou bastante interessado em saber como era, e viemos para o então Mimoso do Oeste, que hoje é Luís Eduardo Magalhães.

Quando chegamos aqui, só tinha o posto, a Cooperativa Agrícola de Cotia. Devia ter aproximadamente umas quinze casas na vila. Ele me fez a proposta: “E se a gente abandonar tudo lá em Minas e vir embora para cá, para a gente começar a ter uma vida nova, um mundo novo?” Eu topei, e foi assim!

As pessoas achavam que nós não éramos normais, porque eu abandonar um concurso, ele abandonar o concurso dele, abandonar toda essa estrutura e vir embora… Mas foi a forma que a gente encontrou de ficar junto.

Com um grupo de pessoas, montamos a primeira escola de Luís Eduardo Magalhães, que existe até hoje, que é o CMO [Colégio Mimoso do Oeste]. A gente tem muitas histórias nessa parte educacional. Antes de adquirirmos o CMO, a gente assumiu a escola municipal, porque o município de Barreiras, do qual a gente pertencia, não mandou professor nenhum. Assumimos a escola junto com uma parte da comunidade, abraçamos e demos trabalho; fizemos um trabalho voluntário, de graça. Eu, o Sérgio, Márcio, meu irmão, Angélica, minha cunhada, a Bernadete, nós não recebíamos para trabalhar, e a gente trabalhava manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, pela comunidade. E...

Continuar leitura
fechar

Primeira professora

Ana Amélia com sua primeira professora, Zilda, na Escola Sagrado Coração de Jesus. Ela comenta que a foto foi tirada em uma comemoração do Dia das Mães. A professora organizou uma dança e Ana entregou uma rosa para a professora e outra para sua mãe.

período: Ano 1969
local: Brasil
crédito: acervo pessoal
Palavras-chave:

Dados de acervo

Título: Paixão pela Educação

Data: 14 de julho de 2022

Local de produção: Brasil / Bahia / Luís Eduardo Magalhães

Entrevistador: Venâncio Ndumduma Zige
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios