Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Paixão pela brincadeira e pela cultura popular

Esta história contém:

Paixão pela brincadeira e pela cultura popular

Vídeo

Das idas e vindas entre São Paulo e Sorocaba, definidas pelas separações de seus pais, talvez motivadas por suas diferentes personalidades, formou-se o menino Filipe. Um menino “terrível”, que gostava de brincar com fogo, o que lhe rendeu experiências ora divertidas, ora traumáticas, como a ida ao hospital para tratar de um ferida no pé, que ocultada durante muitos dias acabou infeccionando: “Eu lembro de umas quatro pessoas me segurando, enfermeiros, porque tiveram que arrancar a minha unha, tomei várias injeções no meu dedão. Na minha cabeça, era filme de terror, eu amarrado e eles arrancando a minha unha, sabe?”, diverte-se recriando a cena com uma liberdade que só as histórias escavadas da memória podem proporcionar. A aventura era seu maior deleite: correr atrás de pipas apenas pelo prazer de encontrá-las, subir nas árvores para pegar goiaba, mesmo sem gostar do fruto até hoje.

Foi pela diversão de pular a janela, o único acesso para a marcenaria em que seu avô paterno trabalhava, que o menino encantou-se pelo torno, onde quase que por mágica, um pedaço de madeira se transformava em um pião. Da primeira casa em que lembra ter vivido, era o menorzinho, o xodó da vizinhança. Ficaram as lembranças do córrego mal assombrado, que rendia mil histórias entre a criançada do bairro. Foi a paixão por uma de suas amigas dessa época que o levou a largar a chupeta.

Aos 11, a aventura extrapolou seu quintal. Na companhia de uma prima ainda adolescente e de um tio, foi a pé para a praia, sem documento e com R$ 1,00 na carteira. Seu dinheiro daria para comprar cinco pães, mas graças à gentileza silenciosa da atendente da padaria, rendeu dois pãezinhos para cada um. E assim a vida correu um pouco rápido demais.Com 13 anos frequentava shows de reggae e teve também seu primeiro contato com uma manifestação política. Foi chacoalhando na carroceira de um caminhão que ele e o avô foram acompanhar a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios