Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Padaria, armazém, horta: tudo junto e misturado!

Esta história contém:

Padaria, armazém, horta: tudo junto e misturado!

Vídeo

Meu nome é Marcos Dionísio Repiso, nascido em 3 de setembro de 1980, na cidade de São José do Rio Preto. Meu pai é Francisco Dionísio Repiso, e minha mãe é Darci Frederico Repiso. Graças a Deus, tive uma excelente vivência com todos os meus avós, até o dia em que Deus os levou. Os paternos eram a Lurdes e o Brás, e os maternos eram o Emanuel e a Aparecida. O meu avô materno veio da Bahia a pé, até São José do Rio Preto. E aí ele foi para a cidade de Presidente Prudente, onde o dono da Encalso, o finado Doutor Anwar, levou-o pra tomar conta das fazendas. E lá, eles foram criando todos os filhos.

Já os meus avós paternos são da região de Tanabi, e lá existe a Vila Rincão, que é um distrito de Tanabi - foi o meu bisavô que doou pra fazer a vila. Nossa família é bem reconhecida lá. Teve até uma história que meu avô ia ser enterrado vivo. No velório, minha avó percebeu que ele estava respirando, aí pegaram bucha e começaram a esfregar no corpo dele, e ele voltou. Depois de alguns meses, ele ganhou na loteria federal. Aí ele pegou os recursos, veio pra São José do Rio Preto, onde criou a primeira horta da família. Hoje eu sou a terceira geração na produção de verduras em nossa cidade.

Quando criança, nós vivíamos aqui em São José do Rio Preto, e todos os netos trabalhavam na horta. Desde os sete anos, eu e os meus primos já trabalhávamos lá limpando o cheiro verde, que é a cebolinha, e todas as outras hortaliças. E aí, quando chegava a sexta-feira, era o dia do pagamento. Meu pai virava aquela caixa de tomate, sentava em cima e ia pagando os funcionários, um por um. Sobrava um pouco do dinheirinho, chamava a molecada, dava um pouquinho pra cada um. Depois, minha tia nos colocava no carro e ia direto para o bazar. Ou comprava aquelas bolinhas de gude ou pipa pra nós soltarmos. Era nossa festa.

Eu vivi toda a minha infância num local só, próximo da horta, com toda a família, uma...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de São José do Rio Preto - 2020/2021

Entrevista História de Vida HV_082

Marcos Dionísio, do Armazém Dionísio

Entrevistado por Luis Paulo Domingues e Cláudia Leonor

Sã José do Rio Preto, 25 de maio de 2021

Transcrita por Selma Paiva

(00:46) P1 - Bom, Marcos, pra começar, eu gostaria que você dissesse seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R1 – Marcos Dionísio Repiso, eu nasci em três de setembro de 1980, cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo.

(01:04) P1 – Legal. E qual que é o nome da sua mãe e do seu pai?

R1 – Meu pai é Francisco Dionísio Repiso e minha mãe é Darci Frederico Repiso.

(01:17) P1 – Certo. E você conheceu seus avós? Tem contato com eles?

R1 – Sim. Muito. Graças a Deus tive uma excelente vivência com eles, até o dia em que Deus os levou.

(01:31) P1 – Sim. Você gostaria de falar o nome deles, pra ficar gravado?

R1 – Sim. Meus paternos eram a Lurdes e o Brás e os maternos eram o Emanuel e a Aparecida.

(01:49) P1 – Ah, legal. E seus avós eram já aí da região de Rio Preto? Ou eles vieram de fora, pra morar aí? Como que é, mais ou menos, a história deles?

R1 – Sim, meus avós maternos... ele veio da Bahia a pé, até aqui na cidade de São José do Rio Preto.

(02:08) P1 – Nossa!

R1 – E aí ele se locomoveu para a cidade de Presidente Prudente e o dono da Encalso, o finado Doutor Anwar, o levou pra lá, pra tomar conta das fazendas. E lá foram criando todos os filhos, depois de grande, já nascidos todos aqui e retornando depois de velho, que o Doutro Anwar, na época, loteou a fazenda, que virou os “Damha” lá de Presidente Prudente. E aí viveu aqui. Meus avós, no caso, paternos, são da região de Tanabi e lá existe a Vila Rincão, que é um distrito de Tanabi, que foi o meu avô que doou, pra fazer a cidade. Nossa família é bem reconhecida lá. Teve até uma história que meu avô...

Continuar leitura

Título: Padaria, armazém, horta: tudo junto e misturado!

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios