Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: José Luiz Fernandes
Por: Museu da Pessoa, 4 de maio de 2021

Pão Sagrado!

Esta história contém:

Pão Sagrado!

Vídeo

Meu nome é José Luiz Fernandes. Eu nasci dia 11 de agosto de 1962, aqui em São José do Rio Preto, na Santa Casa. Meu pai é Boaventura Fernandes Pedro, e minha mãe é Maria Amélia Marques Pedro, ambos portugueses. Quanto aos meus avós, eu fui conhecê-los em Portugal, em 1986, e depois o meu avô veio ao meu casamento aqui no Brasil, em 1990. Da parte da minha mãe, eu só tinha a avó, que morreu há seis anos, com 107 anos. Meu pai é de Proença-a-Nova, e minha mãe é do Castelo, no centro de Portugal. E os dois vieram se encontrar aqui no Palácio das Águas, em Rio Preto.

Meu pai ficou careca de tanto carregar saco no J. Alves Veríssimo. Mas depois, em 1958, ele abriu um armazém chamado Casa Salgueiro, no centro de Rio Preto. Mais tarde, ele abriu uma mercearia em São Paulo. Abriu também um armazém e depois, uma padaria. Inaugurou em 1965, na Vila Maria, em São Paulo. Desde então, nós estamos no ramo de padaria. Só neste ponto aqui, da Pão Sagrado, eu estou há 32 anos.

Na infância, eu morava na Vila Maria Alta. Ela recebeu muito nordestino, por isso tinha um baita movimento. Eram poucos estabelecimentos, e a vida era difícil. Por exemplo, não tinha leite para todo mundo. O leite era servido em litros de vidro, e a maioria das pessoas não tinha geladeira em casa. Conclusão: eles levavam uma embalagem de um quartinho de leite, que era para você pôr, e levavam para casa, para tomar só naquele momento. E se a pessoa chegasse na padaria e não levasse pão, meu pai não vendia o leite. Você vê? Que marketing lascado, né?

Estudei lá em São Paulo no primeiro e no segundo grau, e a primeira faculdade que eu fiz foi Engenharia Mecânica. Só que eu larguei no meio do segundo ano. Eu namorava uma menina que fazia Publicidade e assistia mais aula da faculdade dela do que da minha. Aí me apaixonei por Publicidade, por Marketing. Agora, há poucos anos, eu me formei em Publicidade. Mas o trabalho, mesmo,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de São José do Rio Preto - 2020/2021

Entrevista de José Luiz Fernandes – Padaria Pão Sagrado

Entrevistado por Luís Paulo Domingues e Guilherme Foganholo

São José do Rio Preto, 04 de maio de 2021

Entrevista MC_HV0065

(00:00:36) P1- Zé Luiz, pra começar eu queria que você dissesse o seu nome completo, a data e o local de nascimento.

R- Tá. Meu nome é José Luiz Fernandes. Eu nasci dia 11 de agosto de 1962, aqui em São José do Rio Preto, na Santa Casa.

(00:55) P1 – Legal. E qual que é o nome do seu pai e da sua mãe?

R- Meu pai é um nome meio estranho: Boaventura Fernandes Pedro. E minha mãe é Maria Amélia Marques Pedro.

(01:09) P1 – Legal. E você teve contato com seus avós, você conheceu seus avós, conviveu com eles?

R – Sim. Eu tive a oportunidade de, em 1986, ir à Portugal e conhecê-los. Os dois eram vivos. E eu casei em 1990, a minha avó já havia falecido, o meu avô veio no meu casamento.

(01:35) P1 – Certo. Isso da parte do seu pai, né?

R – Isso. A minha mãe... eu só tinha a minha avó. A minha avó morreu há seis anos, com 107 anos. A raça é ruim de morrer viu, não morre fácil, não!

(01:50) P1 – (risos) Legal.

R – Demora. (risos)

(01:53) P1 - E eram todos descendentes de portugueses? Além dos seus avós que moram...

R – Sim. É, eles eram todos portugueses. Todos. Eles vieram para cá por causa da guerra. Até é bom eu comentar isso, porque é muito importante: as pessoas, para virem para o Brasil, tinham que ter uma carta, uma carta de apresentação. E eu gostaria de gravar um nome que ajudou muito Rio Preto e o Brasil inteiro, que é João Alves Veríssimo. Ele que mandou a carta para o meu pai vir para o Brasil e para o meu tio também. Aí veio, quer dizer, um do lado e outro do outro, mas foi ele que patrocinou isso tudo, entendeu?

(02:43) P1 – Sim.

R - Esse nome é muito importante. O J Alves Veríssimo é o dono do Shopping Eldorado, em São Paulo....

Continuar leitura

Título: Pão Sagrado!

Data: 4 de maio de 2021

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Entrevistador: Guilherme Dias Foganholo
Personagem: José Luiz Fernandes
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios