Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Oscar Araripe

Oscar Araripe / Minha Vida de Pintor - III (07/04/2006)

Esta história contém:

Oscar Araripe / Minha Vida de Pintor - III (07/04/2006)

Mas não mais que eu. E só não a amei mais porque não pude, pois todos os meus amores terminaram por questões de dinheiro. Fosse eu um homem rico ou pelo menos estabilizado, teria sido um homem de uma só mulher, ou talvez de mulher nenhuma, e não marido de cinco, embora hoje eu seja um homem muito feliz com a minha adorada Cidinha e meus filhos gêmeos, Octávio e Victtoria, e minha filha Anaí. Em verdade fui muito pobre e desamparado. Fosse o contrário e teria sido pintor prodígio, pois desde aquela figurinha difícil da bala Ruth eu teria começado a pintar. Mas eu era pobre, e vivia no Encantado, um subúrbio proletário do Rio de Janeiro. Ali fui um menino que ouvia os ecos rudes da guerra e soltava pipa nos campos de futebol, corria atrás de balão e me escondia no Morro da Água Santa. Socializei-me pelas pipas, compreendi o céu vendo os balões e descobri desde cedo o valor do eremitério, da força da renúncia e da vontade. Áureos tempos da minha meninice. Eu tinha medo de tudo, mas tudo tinha que disfarçar. Fraco, vulnerável, fazia crer ser o mais forte. Desprezado pelas meninas, acreditei ser irresistível e capaz de a todas e todos conquistar. Sucesso, que eu me lembre, só meus olhos faziam. Diziam que eram grandes. Havia também um calombo no lado de trás do crânio e que era objeto de hilaridade e que eu acabei escondendo de vez com uma trança que usei por 35 anos. De notáveis mesmo, parece, hoje vejo, eram só os meus desenhos. Desenhos angustiados de caras pálidas como a minha e que saiam muito de dentro para os cadernos de telefones, nos blocos de anotações... e nada mais. Bom pintor, sem nunca o saber, eu preferia os livros. Caros livros que eu roubava se preciso – e eu sempre precisava – e que pedia emprestado também, que lia conforme me caíam nas mãos, uns atrás dos outros, compulsivamente. Li como um louco, inclusive livros. Lia o céu, a terra, as pessoas, o universo. Não houve nunca um dia em que eu não me...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios