Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Os segredos do turismo

Esta história contém:

Os segredos do turismo

Vídeo

Eu nasci em Ribeirão Preto, em 14 de maio de 1941. Só pra referência, em 1942 fundou-se o Sindicato de Turismo e Hospitalidade em Ribeirão Preto. Eu tinha um ano de idade, e ele já existia.

Os meus avós paternos eram portugueses. O meu avô era agricultor. O pai dele, agricultor de café, se instalou no Rio de Janeiro. E ele veio pra Ribeirão Preto pra explorar essa área. No início, ele veio como administrador de fazenda, que era o emprego mais top, um dos salários mais bem pagos naqueles tempos. Depois ele teve sua própria fazenda. E muita coisa que eu sei da agricultura da época, inclusive do crack de 1929, foi contada por ele. O grande valor de Ribeirão Preto na época era a qualidade da terra, que é a terra roxa. A produtividade em Ribeirão era muito maior do que em qualquer outro local.

A ferrovia Mogiana era mais uma ferrovia de transporte, pra transportar a grande produção que tinha em torno de Ribeirão Preto. Antes era a cafeicultura, mas depois veio a cana de açúcar e depois, o álcool. O Proálcool foi feito em Ribeirão Preto, assinado pelo presidente Ernesto Geisel aqui em Ribeirão, em 1975. A grande vantagem da nossa cidade é que, tanto os cafeicultores quanto o pessoal do açúcar e álcool, os usineiros, deixaram muitas marcas. Eles construíram aqui, e muitos entraram na indústria, no comércio. Na época, nós tivemos a vinda da Coca-Cola, que veio pra cá com o capital de usineiros. Teve usineiro que entrou no segmento da construção civil, quando houve aquele grande boom de construção de prédios na década de 70.

Enfim, de 2000 pra cá, nós tivemos o investimento no setor imobiliário, de empresas de São Paulo. Grandes empresas de São Paulo já vieram em bloco: construtoras, investidores, as imobiliárias, os corretores.

Mas eu também lembro de Ribeirão Preto da década de 40. A cidade se formava do lado da Praça XV, estava por ali. Então, nós tivemos muitas...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

MCHV_045_AGUINALDO RODRIGUES DA SILVA

Projeto Memórias do Comércio

Entrevista de Aguinaldo Rodrigues da Silva

Entrevistado por Luís Paulo, Rosana Miziara e Cláudia Leonor

Ribeirão Preto, 30 de março de 2021

Entrevista História de vida 045

P1- Ô, “seu” Aguinaldo, pra começar eu gostaria que o senhor dissesse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que senhor nasceu.

R1- Bem, eu nasci em Ribeirão Preto, em catorze de maio de 1941. Só pra referência, em 1942 fundou-se o Sindicato de Turismo e Hospitalidade em Ribeirão Preto. Eu tinha um ano de idade, já existia, começou o sindicato.

P1- Legal. E o nome do seu pai e da sua mãe?

R1- Meu pai era o professor Mário Rodrigues da Silva. E a minha mãe, Geraldina Aguiar Barbosa da Silva.

P1- Muito bom. “Seu” Aguinaldo, e o senhor conheceu os seus avós? Assim, teve bastante contato com eles?

R1- Sim. Inclusive os meus avós paternos eram portugueses, né? O meu avô, de origem portuguesa. Inclusive, agricultor. O pai dele, agricultor de café, se instalou no Rio de Janeiro. E ele veio pra Ribeirão Preto e evidentemente, explorando essa área. E muita coisa que eu sei da agricultura da época, inclusive do crack de 1929, foi contado por ele ali.

P1- Que legal! E, “seu” Aguinaldo, qual era o nome deles, dos seus avós paternos e maternos?

R1- Os maternos eu não os conheci, entendeu? Eu só conheci os meus paternos. É Jarbas Rodrigues da Silva e Maria Moreira da Silva, os meus avós.

P1- E o senhor sabe como eles vieram pra Ribeirão Preto? Eles estavam no Rio? Ribeirão era uma das cidades mais ricas do Brasil, né, por causa do café? Eles vieram pra plantar? Como foi a história.

R1- Então, inicialmente o meu avô... a minha avó era brasileira. O meu avô, português. Eles vieram pro Brasil, para o Rio de Janeiro, explorar a cultura do café. O meu bisavó explorava o café numa época da escravidão. E como Ribeirão Preto surgiu na época de 1900 como um grande maná, da...

Continuar leitura

Título: Os segredos do turismo

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios