Maria Lucia é cantora, tocadora de flauta, contadora de histórias e artesã tradicional. Em seu depoimento, ela conta que aprendeu a tocar flauta com os Tamui, que são os anciões. Eles que lhe passaram o segredo desse instrumento. Maria Lucia nos revela que cada toque tem um significado e será que eles são tocados em qualquer local e horário? Um de seus parentes que não respeitou a regra dos encantados sumiu para sempre. Antigamente havia muitos desses instrumentos feitos da taquara do bambu e foram muitos os homens que estudaram, mas ela foi a única mulher a adentrar na profundeza do estudo da flauta.

Título: Os segredos da flauta

Data: 20/08/2022

Local de produção: Brasil / Maranhão / Maracaçumé

Personagem: Maria Lúcia Kaapor Entrevistador: Iwãtari Ocã Ka'apor Entrevistador: Revisor: Nataniel Torres Autor: Museu da Pessoa Patrocionador: Vale

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.