Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 4 de agosto de 2021

Os desafios de um geólogo

Esta história contém:

Os desafios de um geólogo

Vídeo

Um pequeno excerto sobre a história de Pedro

O mais relevante assim que eu vejo no funcionário de Furnas, é a questão do orgulho, e da paixão, que os funcionários sempre tiveram em trabalhar na empresa, isso é uma coisa que é realmente diferente, porque você ver as pessoas no mercado trocando muito de situações, você passa, você vai trabalhar numa empresa, por conta de uma situação ou outra, acaba tendo que reduzir um quadro, aí o cara sai vai trabalhar em outra empresa. E aqui em Furnas não tem isso, a pessoa entra na empresa e muita das vezes ela aposenta trabalhando na empresa. Então existe esse vínculo, que a questão que acaba virando família, porque a gente convive. Tem gente, que conviveu uma pessoa com a outra, na empresa 30 anos, é uma vida. Isso não é uma coisa normal de você ver no mercado, eu acho que esse é o diferencial, em termos de relação entre os funcionários, que eu vejo em Furnas, de outras empresas no mercado aí.

Quando eu entrei no Laboratório de Goiânia em 2000, o que mais me impressionou foi a infraestrutura e a organização do local. É uma área, que nós temos umas 20 edificações. Então, vamos dizer assim, são 20 laboratórios, que cada um ali, faz algum trabalho específico. Na época que eu fiz o estágio, ele tinha duas grandes divisões, que era parte dos laboratórios de concreto e os laboratórios de solos, que eles chamam. E aí a parte de solo, entra a parte de rochas também. Quando eu cheguei, eu fiquei vinculado a esse laboratório de solos, vamos dizer assim, boa parte desses 20 prédios, dentro de cada um deles, você tem ali a especificidade dos ensaios que são feitos naquele laboratório. Os laboratórios de rochas, tinham lá umas prensas robustas, os laboratórios de caracterização de ensaio impermeabilidade, todos também com equipamentos específicos. E você vê que são equipamentos de ponta. E na época tinha também, outros laboratórios que estavam...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Pedro Macedo Junior

Entrevistado por Torigoe / Daniela

04 de agosto de 2021

Projeto: Memórias de Furnas

FURNAS_HV027

0:00

P/1 - Qual que é o seu nome inteiro? Onde você nasceu? E que dia que foi, por favor?

R - O meu nome é Pedro Moura de Macedo Júnior, nasci no dia 12 do 12 de 1976, em Brasília, Distrito Federal.

0:31

P/1 - Pedro, você nasceu em hospital? Como é que foi o seu nascimento? Te contaram o dia que você nasceu? Como que foi a tua gestação, essas coisas?

R - Muito da gestação não! Mas o que é bastante falado, até nos dias atuais, quando a gente reúne a família, é que eu fui o primeiro neto, da parte dos meus avós paternos, que moravam em Brasília, na época. A gente morava em Paracatu, Minas Gerais, por conta do trabalho do meu pai. Então fomos para Brasília, só para eu nascer lá, com acompanhamento dos meus avós. Eu nasci bem próximo da meia-noite, e os meus avós e os meus pais contam, que meu pai e meu avô estouraram champanhe, foi uma alegria danada. Foi num hospital em Brasília, no final da Asa Sul.

1:31

P/1 - Pedro, me conta um pouquinho sobre o seu pai? Qual que é o nome completo dele e como que é a história da família dele, dos seus avós, por parte de pai, por favor?

R - O nome do meu pai, eu sou Júnior, o nome dele é exatamente igual ao meu, Pedro Moura de Macedo. O meu pai, aí já começa a contar também, até um pouco da parte da minha mãe. Os dois nasceram em Teresina, minha família é oriunda do Piauí. O meu avô, ele é o legítimo Candango, eles vieram do Piauí para construção da cidade de Brasília, na época do Juscelino Kubitschek. Então o meu avô trabalhou muito tempo lá, na construção da parte de telefonia da cidade, e ficaram até hoje, minha família, tenho bastante parentes em Brasília. E o meu pai, falar dele só a parte da carreira profissional dele. Aí já começando até falar um pouco de mim também, meu pai é geólogo de formação, assim como eu....

Continuar leitura

Título: Os desafios de um geólogo

Data: 4 de agosto de 2021

Local de produção: Brasil / Goiânia

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios