Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 6 de junho de 2007

Os causos acontecidos de Moisés

Esta história contém:

Os causos acontecidos de Moisés

Vídeo

A minha vida inteira foi só trabalhar. O meu nome é Moisés Justino, sou do dia 9 de setembro de 1931. Nasci no município de Esmeralda, chama Caracóis. Eu não tive um segundo para ir na escola. Não fui. E minha mãe podia ser professora. Ela tinha boas letras, entendia bem de leitura. Mas e o tempo? Tinha que trabalhar, o salário do meu pai era muito pouco. Então ele vivia viajando com tropa, ficava 15, 20 dias viajando com burro carregando cachaça, carregando produto que lá não tinha. Ia longe buscar sal, querosene, aqueles pico de querosene, para lá para o Arraial. Isso aí eu assisti muito pouco, porque de repente ele morreu.

Aí, com a idade de sete anos, eu vim para Belo Horizonte. Trabalhei com leite, entregando leite, sabe? Eu era pobre, não frequentei a escola. Foram muitos anos vendendo leite em Belo Horizonte. Belo Horizonte era Curral Del Rey, ainda, não chamava Belo Horizonte. Era Curral Del Rey. Antigamente, o povo tinha muita oração forte, sabe como é que era? Um poder, de santo, né? E tinha um senhor que tinha uma oração muito forte. Ele ia lá no mato, mexer, cortar lenha... E ele gostava de um molhinho, né? Que quase nós todos gostamos, né? Como ele não podia sair lá do serviço na roça, ele mandava a cabaça ir buscar cachaça para ele. Uma coisa impressionante! Você vai duvidar, mas é verdade. Você vê que uma cabaça não tem perna, mas ela ia rolando, ia lá. Era uma oração forte. Igual tinha benzedor, que benzia uma tempestade e apagava fogo com a benzeção. É uma oração, né? Aí a cabaça ia lá, o vendeiro sabia, botava cachaça ali ela voltava. Ninguém mexia. Todo mundo sabia! Era pouca gente naquela época, quase todo mundo conhecia uns aos outros. Então ninguém se envolvia naquela cabaça!

Eu sempre acordava quatro horas da manhã. Eu pegava a carroça, morava lá no Salgado Filho, no Mato da Lenha. Antigamente chamava Mato da Lenha, depois que passou a ser Salgado Filho. Então aí a gente...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.