Em sua entrevista, Raimunda dos Santos Guajajara nos contas várias histórias vividas dentro da mata, como o seu encontro com a onça e a mãe d’água. Ela lembra que o seu marido é o fiel companheiro de andanças pela floresta e como juntos escolheram proteger seu território. Ademais, narra as suas aventuras quando participou dos grupos dos guardiões das florestas, em que passava muito tempo longe dos seus filhos. Por fim, revela os seus conhecimentos sobre as plantas medicinais e fala um pouco sobre a sua relação com seus filhos e netos.

Onça persegue mulher grávida Me lembra assim da onça, porque eu estava buchuda da minha menina que é a nega, eu fui arrancar a mandioca mais o Marinaldo, ele disse assim, “Raimunda, tu vai para casa, eu digo, “não vou não, eu vou ficar aqui tirando a semente de cuxá pra mim planta lá n...Continuar leitura

Título: Onça persegue mulher grávida

Data: 18/03/2022

Local de produção: Brasil / Maranhão / Bom Jardim

Personagem: Raimunda dos Santos Guajajara Revisor: Carlene da Conceição Silva Entrevistador: Jawderson Guajajara Santos Entrevistador: Emerson Guajajara Autor: Museu da Pessoa Patrocionador: Vale

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.